A torta de amendoim mais fácil do mundo

31 maio, 2020 Sobremesas Tags:, , 2 Comentários

Sim, essa é a torta de amendoim mais fácil do mundo. São apenas quatro ingredientes. Eu disse quatro! Como se diz lá em Minas, tem base? Neste caso sim, mas é só biscoito maizena mesmo.

torta-pave-de-amendoim

Essa é uma receita de família. Minha mãe fazia uma travessa exagerada lá em casa. Lembro-me de quando eu era adolescente e podia comer todas essas calorias sem culpa. Lembro e relembro toda vez que eu como, especialmente de madrugada, quando a gente dá aquela escapada na ponta do pé, abre a porta da geladeira e pega só uma colherada. Ou duas. E depois fala “é, realmente, muito bom” e serve praticamente um tijolo num prato pretensamente de sobremesa. Quem nunca?

2 latas de leite condensado
3 latas de creme de leite sem soro
3 pacotes de biscoito maizena
150g de amendoim torrado e moído

Dá pra uma travessa de 20x30cm

Na lista tá escrito lata, porque para o leite condensado você vai precisar comprar lata mesmo. Você vai retirar os rótulos, lavar as latas e colocar numa panela de pressão com água suficiente. Depois que a panela pegar pressão, conte 15 minutos, retire as latas e deixe esfriar um pouco.

Atenção, crianças! Não faça nada disso com o creme de leite, só com o leite condensado!

Aliás, com o creme de leite, faça o seguinte: coloque no freezer durante 10 minutos, e depois abra, e vai ver como fica muito mais fácil separar o soro, para que ele não fique muito aguado na hora de misturar.

Misture o leite condensado cozido ao creme de leite sem soro para fazer um creme delicioso. E aí é que vem a nossa montagem:

Forre a travessa com biscoito maizena. Se não quiser levar a sério o papo dos 4 ingredientes, eu particularmente gosto de molhar o biscoito. No meu caso, prefiro fazê-lo com leite integral e ora um pouco de licor, um pouco de toddy… varêia!

Molhando o biscoito ou não, faça a primeira camada, depois vem com o creme bem fininho espalhando por cima de toda a superfície. E aí outra camada de biscoito, e outra de creme, numa repetição frenética até chegar ao topo da sua travessa.

DICA IMPORTANTE: quanto mais fininhas as camadas do creme, mais biscoitos caberão. E eu acho que a torta fica mais bonita com muitas e muitas camadas de tudo!

Terminada a última camada de creme, no topo da pirâmide, aí a gente vem e joga todo aquele amendoim moído maravilhoso com uma generosidade absurda, que é pra gente não ver mais nada além disso na vida.

E aí leva para o freezer por cerca de 40 minutos. A consistência ideal dessa torta é aquela que você teria que deixar em algo entre geladeira e freezer. Você quer que a sua torta de amendoim fique muito firme, mas ainda macia. Então recomendo que deixe no freezer e, quando congelada, retire 20 minutinhos antes de servir e ela ficará com a consistência perfeita.

Se deixar na geladeira, pelo menos na daqui de casa, ela fica mole demais, e disso ninguém gosta né meu povo?

Coma de manhã, de tarde e de noite, não conte as calorias e seja feliz!

Foto: Marina Moregula

2 Comentários

  1. admin em junho 1, 2020 diz:

    Que delicia!
    Eu faço, desde criança, uma receita parecida.
    Eu uso biscoito champanhe, só uma camada no fundo da travessa, molhado no leite.
    Por cima, uma só camada do creme, contudo, não cozinho o leite condensado.
    Uma lata de creme de leite sem soro, uma lata de leite condensado e meio kg de amendoim torrado e moído.
    Por cima, uma cobertura de uma clara em neve misturada com uma lata de creme de leite sem soro e 2 colheres de açúcar.
    Deixar na geladeira por uma hora, no mínimo.

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version