Angu e ora-pro-nóbis

20 maio, 2009 Acompanhamentos, Comida mineira Tags:, , , 31 Comentários

Baseado em receita do programa Menu Confiança, no GNT
foto de angu e ora pro nóbis
Comi junto com costelinha ao molho de goiabada,farofa de maçã verde e salada tropical

Ora-pro-nóbis, segundo os meus avós, sempre foi uma folha humilde, para encher barriga de pobre. Angu também, tem gente que até alimenta cachorro com isso! A verdade é que uma comida caseira, mineira, tem realmente essa sensação de “conforto”. Enfim, foi uma boa solução para agradar os avós no dia das mães.

1 pacote grande de folhas de ora-pro-nóbis
500ml de caldo de galinha caipira (dissolva os tabletes na água fervendo)
3 colheres sopa de farinha de milho
2 colheres sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino

rende 6 porções

Prepare as folhas de ora-pro-nóbis: é uma verdura com um caule cheio de espinhos, então separe cuidadosamente as folhas, e lave-as bem.

Dissolva os tabletes de caldo de galinha na água fervendo, numa panela. Enquanto isso, dissolva calmamente a farinha de milho numa xícara de água. É importante fazer isso antes, para o angu não empelotar.

Aqueça uma frigideira grande, e coloque 2 colheres do caldo fervente nela. Coloque as folhas de ora-pro-nóbis, e deixe que murchem um pouco, mexendo de vez em quando. Possivelmente, você vai acabar colocando todas as folhas sem ter que adicionar mais caldo. Coloque um pouco de sal. Reserve.

Para o angu dar certo, deixe o caldo ferver, e coloque devagar a farinha de milho já dissolvida, enquanto mexe a panela. É preciso ficar mexendo a panela sempre. Coloque a manteiga, um pouco de sal e pimenta, e continue mexendo, até que fique espesso. Isso pode demorar de 10 a 20 minutos, dependendo do seu fogo e da quantidade de água. Quando engrossar pra valer, desligue o fogo, e coloque o angu para esfriar numa travessa. Com sorte, ele vai endurecer. Sirva morno ou frio.

31 Comentários

  1. calebe em maio 20, 2009 diz:

    uma dica: qualquer verdura, o sal vem por último, qdo já se está com ela refogada e tudo…do contrário, a verdura (seja ela couve, ora-pro-nobis, espinafre, etc) vai soltar uma água, que prejudica tanto a apresentação do prato, quanto suas propriedades organoléticas….Isso também serve para legumes refogados, como por exemplo a abobrinha.

    Responder
  2. calebe em maio 31, 2009 diz:

    legal!eu também tenho um blog sobre esse assunto.

    Responder
  3. calebe em dezembro 30, 2009 diz:

    adorwei procuravawwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwdesesperadamente informmaçoes sobre ora pro nobis obrigada elza.

    Responder
    • calebe em novembro 22, 2014 diz:

      tinha tanto no quintal e nao sabia que era tao poderoso

      Responder
  4. calebe em dezembro 30, 2011 diz:

    Onde achamos essa tal ora pro nobis?????No interior de SP acho dificil né?

    Responder
    • calebe em janeiro 1, 2012 diz:

      É uma folha tipicamente mineira, mas talvez em algum mercadão de verduras vc encontre aí… Se achar, conta pra gente!

      Responder
      • calebe em julho 4, 2018 diz:

        Em SP não tem. Eu estou trazendo de Minas. E entrego.

        Responder
    • calebe em março 26, 2012 diz:

      Ora pro nobis é uma planta trepadeira que é muito usada em cercas, principalmente na área rural. É muito usada na culinária mineira, característica da região de Sabará, mas existe em todo o Brasil. Como é uma planta “sem vergonha”, isto é, cresce em qualquer lugar, sem necessidade de muitos cuidados, tanto no terreno seco como no terreno úmido, é muito resistente e produz o ano todo. A folha é rica em ferro e fibras. Quando refogado, solta uma “baba”, semelhante ao quiabo, e que pode ser corrigida pela adição de acidez(gotas de limão ou vinagre ou extrato de tomate). Certamente você encontrará o ora pro nobis em algum quintal na sua região. Abraços a todos.

      Responder
      • calebe em março 26, 2012 diz:

        Obrigado, Maria! Você sabe o Kama Sutra da Ora-pro-nóbis!

        Fique por perto!

        Responder
      • calebe em novembro 3, 2012 diz:

        Apesar de parecer uma trepadeira, é uma cactaceae (cacto mesmo). Altamente resistente a seca. Riquissíma em proteína, substitui facilmente as carnes (vegetarianos, oi ai), mesmo assim é ignorada pela ciência e taxado ao longo da história de comida de pobre. Uma pena.

        Responder
    • calebe em fevereiro 27, 2014 diz:

      Olá, apesar da planta ser comumente encontrada em Minas, ela existe em todo o país. Moro no interior do Paraná, e no meio do mato do sítio tem muito. Pegamos mudas e plantamos ao redor de casa, aí sempre que precisamos está “na mão”. Minha filha, no meio de suas brincadeiras, arranca folha do é e come, assim ao natural. Acho que se procurar no mato encontra em qualquer lugar.

      Responder
    • calebe em novembro 12, 2014 diz:

      Olá pessoal,tenho em casa a planta Ora pro nóbis.É facil de plantar e pagar faço muito com acarne moida refogada.bjus se quiserem entre em contato com o meu imail.

      Responder
      • calebe em maio 5, 2015 diz:

        Preciso muito desta planta. Como vc pode me enviar. Moro em Mogi das cruzes e meu endereço de email é mahengelima@hotmail.com / se puder me responder agradeço.

        Responder
        • calebe em maio 6, 2015 diz:

          Marcia eu não tenho mudas, aqui em BH você encontra fácil no Mercado Central… mas aí nos comentários tem algumas pessoas que ofereceram!

          Responder
      • calebe em outubro 25, 2015 diz:

        Olá Edna,
        Ganhei uma muda de Ora pro nóbis e agora ela está cheia de folhas! Ainda não usei para comer, sou vegetariana, e gostaria de começar a comê-la, se você tiver dicas, agradeço.
        abraço,
        Vera

        Responder
    • calebe em fevereiro 28, 2015 diz:

      Ora pro nobis cresce feito praga, basta cortar um pedaçõ do caule e colocar em local com sol pleno que fica do tamanho de uma primavera, logo, precisa de tutorar. Eu tenho na chácara, mas pode ser cultivado em casa, num cantinho. Muito espinhenta , cuidado.

      Responder
    • calebe em agosto 24, 2015 diz:

      Oi, desculpa tive que dar um pitaco na conversa, é que eu amooooooooo o ora pro nobis e sempre procuro por onde passo, e um dia em que fui visitar a cidade de Aparecida do Norte encontrei um monte delas por lá. Não sei se você mora lá perto, mas é um lugar onde eu as vi.

      Responder
    • calebe em dezembro 5, 2016 diz:

      moro em monte azul paulista,regiao de bebedouro, sp, e tenho alguns pes de ora pro nobis em casa , se onde vc morar for proximo, posso arrumar algumas mudas …

      Responder
    • calebe em abril 9, 2017 diz:

      Não é difícil não, ela já está difundida em vários estados. aqui no Paraná, por exemplo, se acha com bastante facilidade, basta procurar. Sugiro que vc pergunte para produtores orgânicos em alguma feira que frequente. Se vc mora em casa pode até plantar que ela dá com muita facilidade! Só muito cuidado com os espinhos!

      Responder
  5. calebe em julho 1, 2013 diz:

    Com o projeto Coopernobís,o ora pro nobís deixará de ser desconhecido por muitos e pela ciência que o ignora, constituindo uma cooperativa dos produtores, a intenção de divulgação e o comércio irá além fronteiras do BRASIL. (31)93686966.

    Responder
  6. calebe em fevereiro 25, 2014 diz:

    Moro em Mogi das Cruzes /SP em um bairro ( JUndiapeba ) e tenho esta planta em casa.Uso vez em qdo , afinal sou filha de mineiros do Sul de Minas ( Passa Quatro e Itanhandú ) .Realmente é muito gostoso Ora-pro-nóbis, nossa amiga e secretária do lar é quem nos deu uma pequena muda ( galhos ) . Cresce muito e realmente ela possui muitos espinhos , mas nada que lhe impeça de ser utilizada nas receitas de família com acompanhamento do nosso querido e amado Angú que na maioria das vezes utilizamos o fubá para fazê-lo.

    Responder
  7. calebe em agosto 14, 2014 diz:

    eu comia muito quando criança, na minha casa em Minas Gerais tinha um pé. moro em São Paulo há mais de 20 anos e hoje, por um acaso me lembrei do ora pro nobis. me deu uma vontade de comer!

    Responder
    • calebe em setembro 22, 2014 diz:

      Moro em Jacareí S.P.Por aqui tem muito Ora pro nóbis eu adoro, No sertão da Bahia é conhecido como quiabento(por conta da baba) Meu Pai usava p/ fazer cerca viva!

      Responder
      • calebe em setembro 22, 2014 diz:

        Quem quiser uma muda de ora pro nobis eu tenho. Só que tem que pagar o SEDEX para o correio,mas eu não cobro nada pela muda.
        João Andrade Mineiro

        Responder
  8. calebe em setembro 22, 2014 diz:

    Quem quiser uma muda de ora pro nobis eu tenho. Só que tem que pagar o SEDEX para o correio,mas eu não cobro nada pela muda.
    João Andrade Mineiro

    https://www.facebook.com/batista.mineiro

    Responder
  9. calebe em abril 19, 2015 diz:

    Tenho aqui na minha casa. Deu até flor. É lindo e nutritivo. Moro em São Gonçalo, RJ.

    Responder
    • calebe em agosto 25, 2015 diz:

      Olá Fabiano tudo bem? Moro no Rio(capital) e há muito estou procurando saber como conseguir mudas de Ora-pro-nobis no RJ e não consigo informações. Já que vc disse que mora em São Gonçalo (+-perto), voce faria uma gentileza de produzir uma muda para eu plantar na minha casa? Se vc me enviar o seu endereço, eu vou buscar. Meu e-mail: miler01@uol.com.br

      Responder
    • calebe em outubro 6, 2015 diz:

      Também te escrevo do Rio, mas tenho amigos que moram aí em sua cidade e trabalham aqui comigo. Se puder me mandar uma estaca eu peço a um deles para pegar com você.

      Responder
  10. calebe em agosto 30, 2015 diz:

    Oi Calebe tenho parente que mora próximo de Jacarei
    gostaria de conseguir algumas mudas
    seria possível vc me indicar alguns endereços ai que posso estar retirando?
    Meu watzap 11998897919

    Responder
  11. calebe em junho 14, 2017 diz:

    Bom dia!

    Estou a procura de muda da planta.

    Por gentileza gostaria que me enviasse

    Pago o frete

    Pois moro na cidade de São Caetano do Sul, estado de São Paulo

    Estou precisando urgente!!!

    Contando com sua atenção, fico aguardando uma resposta e passarei meu endereço, desde já agradeço

    Vania

    Responder
  12. calebe em novembro 28, 2017 diz:

    ora pronobis é uma coisa maravilhosa; sou mineiro e como isto desde criança; hoje moro m jundiai -sp e encontrei esta maravilha da culinaria
    nutritiva; antiinflamatorio; digestivo enfin riquissimo como poucas plantas existente na face da terra
    e dá que nem chuchu na serra; qualquer lugar que voce plantar ela produz
    milagra da naturaza e a culinaria sofisticada está começando a utilizar
    VIVA A NATUREZA !!!

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version