Batata da Cora

7 janeiro, 2010 Acompanhamentos, Comida mineira, Muito fácil Tags:, , , 2 Comentários

Comi junto com Tropeiro rico do Jota

Nada melhor que uma batata corada para acompanhar uma comida mineira. E a dona Cora faz essa batata como ninguém. Eu bem que tentei aprender… espero que você também tente. A graça é justamente ela ficar com gosto de frita por fora, mas com o sabor de cozida por dentro. Ou seja, saudável em pele de gorda. Eu acho.

500g de batatas médias e do mesmo tamanho
4 colheres sopa de farinha de trigo
Óleo para fritar
Sal

Rende 4 porções

Detalhe: as batatas têm que ser médias, ou seja, elas vão cozinhar todas por igual, e, quando cortadas em 4, vão caber na boca de uma vez só.

Cozinhe-as na água com um punhado de sal. Retire-as quando o garfo puder penetrar uma delas com facilidade, mas não deixe cozinhar demais, senão elas desmancham na hora de fritar.

Descasque-as ainda quentes, e seque-as com papel toalha. Pique-as ao meio, e depois ao meio de novo. Você quer elas grandes, mas que caibam na boca. Espalhe a farinha de trigo num prato, role-as por lá com carinho, cobrindo-as completamente.

Aqueça o óleo bastante. Você vai saber que está quente o suficiente quando colocar uma batata e ela ficar imediatamente coberta de “borbolhas” de óleo.

Frite as batatas até ficarem coradas… afinal não era esse o nome do prato? Retire-as com carinho, coloque-as no papel toalha e seque novamente. Pitadas generosas de sal por cima, e pronto! Ela vai ficar crocante por fora, e macia por dentro. Cora ficaria orgulhosa.

2 Comentários

  1. calebe em janeiro 7, 2010 diz:

    Essas batatas são ótimas!!!Recomendo fazer com manteiga ao invés de óleo…fica ainda mais saborosa e sequinha.bju

    Responder
  2. calebe em outubro 10, 2018 diz:

    <3

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version