Camarão na moranga

13 abril, 2010 Frutos do mar Tags:, , , , 3 Comentários

Inspirado em receita do livro 1000 receitas da culinária brasileira

Vamos nós, de camarão mais uma vez. Mas agora de uma maneira mais… ufanista. Sim, nós brasileiros também sabemos aproveitar muito bem os frutos do mar. Até eu, que não tenho mar, estou aprendendo. Essa receita é aquela que queria ser baiana mas não achou o dendê… ficou ali pelo norte do Espírito Santo, talvez? Teixeira de Freitas, no máximo.

1 moranga média, madura
500g de camarões médios, limpos
3 dentes de alho
200ml de leite de coco
200ml de creme de leite
100g de queijo minas padrão
1 cebola bem picada

Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino

rende 6 porções

Cozinhe a moranga numa panela com água abundante. Deve ser necessário virar a moranga para cozinhar dos 2 lados. Quando ela estiver bem macia, retire, faça um buraco em volta da parte superior, retire as sementes e escave parte da polpa, até dar uma xícara de polpa mais ou menos.
Bata a polpa no liquidificador, ou amasse com um garfo. Reserve.

Refogue os camarões no azeite com cebola e alho. Coloque uma pitada sal e pimenta. Quando estiverem lindamente cozidos, acrescente o creme de leite e o leite de coco, e em seguida a polpa da moranga. Deixe cozinhar por 10 minutos ou até que engrosse bem.

Enquanto engrossa o molho, use um papel toalha para lambuzar a moranga por fora com óleo de cozinha. Coloque-a numa travessa, e pré-aqueça o forno. Despeje os camarões com o molho dentro da moranga (esperamos que você tenha dado a sorte de caber tudo na medida certa! É sorte, não tem jeito). Acrescente o queijo picado em cubos (esse é um toque pessoal meu, opcional), e leve ao forno por cerca de 15 minutos. O queijo deve derreter, o molho e a moranga devem fazer uma amizade saborosa, e você, quando tirar do forno, vai querer ser meu amigo também. E sirva com arroz branco, que é para evitar excessos.

3 Comentários

  1. calebe em abril 16, 2010 diz:

    Olá!Está no ar o concurso cultural de receitas da Borges Brasil, agora em homenagem ao Dia das Mães. Participe! Toda semana tem receita premiada que ganha brinde e fica sob votação popular no Facebook da Borges. A mais votada até o dia 07 de maio leva um super Kit com produtos da Borges.Mais informações:Facebook:http://www.facebook.com/#!/pages/Borges-Brasil/159057429020Blog:www.borgesalimentos.com.br/blogAtenciosamenteEquipe Borges

    Responder
  2. calebe em janeiro 5, 2018 diz:

    Adorei as receitas! Parabéns pela criatividade e talento. Um abraço.

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version