Costela de boi maravilhosamente assada na cerveja

18 julho, 2019 Carnes, Comida brasileira Tags:, , , 1 Comentário

É bem verdade que costela de boi é uma comida que, para dar errado, só se você não tiver paciência de cozinhar pelo tempo que precisa. Mas essa receita, meus amigos, tem algo de especial. Chuva no telhado, vento no portão, e eu aqui, neste apartamento, morrendo de frio, resolvi fazer uma receitinha para aquecer os corações da família.

receita de costela de boi na cerveja

Pensei logo no costelão com uma alternativa ao tradicional ragu de carne; daí pra inventar um molho à base de cerveja foi um pulo. Escolhi uma cerveja Pilsen mesmo, mais leve, já que eu já tinha usado Dunkel em outros pratos e achei que seria potência demais por cima de uma carne vigorosa como a costela de boi. Acrescenta-se um paio bem fritinho para acompanhar e zás! Esse prato entrega o aconchego que promete.

1,5kg de costela bovina em pedaços
1 unidade de paio, picadinha
1 cebola roxa picadinha
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picadinha
473ml de cerveja Pilsen de boa qualidade
3 dentes de alho, picadinhos
óleo de girassol ou milho, para fritar
Salsinha picada para finalizar
Purê de batatas e arroz branco para acompanhar

dá pra 4 comerem

Escolha uma panela de pressão grande o suficiente para caber todo mundo. Aqueça o óleo e doure o paio, cebola, pimenta dedo de moça e o alho bem bonitinhos. Empurre-os para o lado e frite também as peças de costela, com carinho, para dar aquele saborzinho tchan.

Espera, você quer outra receita boa pra tempo frio? Dá uma olhada nessa Vaca Atolada!

Acrescente a cerveja, que deverá cobrir completamente a costela e ainda sobrar uns 5cm pra cima (não tem problema colocar mais cerveja se precisar, tá?). Feche a sua panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo. Depois que a panela pegar pressão, algo em torno de 40 minutos deve ser suficiente para a sua costela se soltar do osso, mas não se desmanchar completamente. Note pela foto que a minha desmanchou um pouquinho a mais, não que isso seja ruim porque o sabor estava maravilhoso… mas por meras questões estéticas.

Saiu da pressão, confira:

• A costela está levemente desmanchando? Não? Volte pra pressão por mais 10 minutos por vez.

• A costela está desmanchando, mas tem caldo demais? Desligue o fogo, mude o caldo para outra panela e deixe fervendo para reduzir até começar a engrossar. Por favor, não coloque maizena, farinha de trigo, essas coisas. É feio.

• A costela está levemente desmanchando e o caldo ficou um pouco mais espesso? Ótimo! Sirva sobre um belíssimo purê de batatas e, se quiser um arrozinho branco com alho. Salpique aquela salsinha por cima, capriche na pimenta adicional, daquela tipo afofa-toba, e seja feliz com o calor percorrendo todo o seu corpo!

1 Comentário

  1. admin em julho 19, 2019 diz:

    Parece deliciosa, vou fazer.

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version