Costeletas de porco ao molho barbecue

18 março, 2013 Carnes, Comida americana Tags:, , , , , , , 11 Comentários

costelinha de porco ao molho barbecue

Até hoje não consegui cozinhar nada mais pecaminoso, gorduroso e safado que costeletas de porco ao molho barbecue. Para mim, além do molho caseiro, o que determina o seu sucesso é a peça de costelinha que você escolhe. A costelinha ideal é o que muita gente chama de gordelícia: tem carne, e tem aquela gordurinha que deixa aquele volume gostoso… sem ser obesa. Se você tem acesso a um açogue grande, pode também pedir que o açogueiro corte os ossos da costelinha original em 2 pedaços – o mais comum no Brasil é ver em 3. Os ossos mais longos são um charme, e teoricamente aumentam a quantidade de carne que fica no ponto certo.

1 receita de molho barbecue
1/2 peça de costelinha (cerca de 3kg)
Sal e pimenta-do-reino
Muito papel alumínio

Rende 6 porções

O papel alumínio é para você forrar a assadeira e evitar nunca mais usá-la de novo quando isso tudo acabar. Sério, sem papel alumínio por baixo, o trabalho que vai dar para limpar a assadeira quase não compensa. Então, previna-se.

Disponha a costelinha na assadeira, e tempere com bastante sal e pimenta-do-reino, tomando o cuidado de esfregar toda a carne com ela. Aqui, algumas pessoas gostam de fazer misturas de temperos, como por exemplo com erva-doce, tomilho, cravo e louro moídos juntos e dissolvidos em suco de laranja. Os chamados “rubs”, ou esfregadas, são uma escolha livre.

Após acariciar a sua costela, derrame um pouco do barbecue sobre ela, apenas o suficiente para que ela fique toda molhadinha. Leve ao forno em temperatura média. E aqui, o exercício de paciência: a cada 30 minutos, ou 1h, você vai lá, abre o bendito forno e espalha mais um pouco de molho sobre a costela, se possível com a ajuda de um pincel. Você tem que garantir que ela asse devagar e sempre fique molhada.

Esse processo todo leva de 4 a 6 horas. Demora, mas vale muito a pena. Você vai saber que a costelinha está pronta quando raspar um garfo nela e a carne desfiar sozinha. Aí é hora de desligar o forno e deixá-la descansar por mais meia hora, fundamental para os sucos da carne voltarem para o lugar e ela ficar tenra e mais macia ainda.

Sirva com Batatas Recheadas ou Batatas com Alecrim, Salada Coleslaw e, claro, mais molho barbecue, para passar na carne e também pra passar na cara.

11 Comentários

  1. admin em janeiro 30, 2014 diz:

    Boa tarde. Durante o processo todo, vira-se a costela no forno? Ou a orientação original permanece até o fim? Ossos para baixo?

    Responder
    • admin em janeiro 30, 2014 diz:

      Eu não costumo virar de lado muito não, Marco! Consigo ir na mesma posição até o final ;-)

      Responder
  2. admin em fevereiro 12, 2014 diz:

    Boa tarde adorei essa receita de costeletas de porco com molho barbecue. Sabe eu costumo fazer algumas vezes esse molho gostoso, e faço desse jeito http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-molho-barbecue-295.html. Fica maravilhoso :)

    Responder
  3. admin em fevereiro 28, 2015 diz:

    Adorei!

    Responder
  4. admin em fevereiro 28, 2015 diz:

    Parece muito bom.

    Responder
  5. admin em fevereiro 28, 2015 diz:

    Vou tentar fazer a receita.

    Responder
  6. admin em fevereiro 28, 2015 diz:

    Parece muito bom.

    Responder
  7. admin em fevereiro 28, 2015 diz:

    Adoro aquela receita de costela da Ana Maria.

    Responder
  8. admin em fevereiro 28, 2015 diz:

    Eu gosto muito.

    Responder
  9. admin em fevereiro 28, 2015 diz:

    Adorei!

    Responder
  10. admin em maio 8, 2017 diz:

    Adoro costelinha de porco, e com molho ainda, nossa amei sua receita.

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version