Inspirado em receita do livro Cook with Jamie
Inverno é época de morango, e eu particularmente sou um fã incondicional dessa fruta. Eu já tinha experimentado outras maneiras de fazer merengue de morango, mas essa aqui, quando deu certo, vou te falar que não rende nada. Porque meia hora depois de comer, você vai ficar pensando naquela tigela com o que sobrou na geladeira… e vai lá comer de novo.
500g/2 caixinhas de morangos, lavados e picados
500ml de creme de leite fresco
200g de suspiros
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de vinagre balsâmico
2 colheres sopa de açúcar de confeiteiro
rende no máximo uma hora
Separe 1/4 dos morangos e coloque num pilão. Amasse-os bem com o pilão (poderia ser com um garfo), misture com uma colher de chá de vinagre balsâmico (atenção: colher de chá é aquela menor!) e uma colher de sopa do açúcar. Coloque na geladeira. Os outros 3/4 dos morangos, apenas deixe-os picados e preparados para o gran finale. Picar os morangos “de comprido” dá todo um charme, não é? Pois é.
Os suspiros eu prefiro comprar prontos. Prefira os de padaria, fresquinhos, do que aqueles industrializados escuros feios. Quebre os suspiros em pedaços menores que os morangos e reserve.
Bata o creme de leite fresco numa batedeira, adicionando aos poucos a outra colher de açúcar, durante uns 4 minutos, até começar o ponto de chantilly. Vá adicionando junto a colherinha de essência de baunilha. É pra colocar bem pouca baunilha mesmo, senão escurece. O creme tem que ficar macio, mas consistente. Leve à geladeira por mais ou menos uma hora.
Chegando a hora de servir, misture delicadamente o creme de leite batido com as frutas esmagadas, e depois junte o suspiro e metade do morango picado. Misture gentilmente, e depois, use os outros morangos para enfeitar. É importante juntar tudo bem em cima da hora de servir, para que as consistências de cada ingrediente sejam preservadas. E também para que você não queira comer antes da hora.
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Aprenda a fazer uma tradicional rosquinha de pinga, uma quitanda maravilhosa que é o par perfeito daquele cafezinho ;-)...
Pena que o nosso inverno em BH não tem NADA de inverno né. =P
Não tem mesmo, exceto pelas mulheres que continuam comprando roupa da moda de inverno e de verão…