Frango na manteiga indiana

24 fevereiro, 2010 Carnes, Comida indiana Tags:, , , 11 Comentários

Gordon Ramsay vai se revirar no seu Hell’s Kitchen se ficar sabendo que eu aprontei essa. A receita original é dele, você lê aqui. Mas eu mexi em algumas coisas… nem vale a pena falar. Vale mesmo é o sabor, e que sabor! Esse prato é igual um shoryuken no céu da boca – um murro bem forte, se você não entendeu. Os temperos não são baratos, mas é o tipo da coisa que quem não paga, não come, não é?

Para o frango:
500g de coxa com sobrecoxa de frango, desossada e cortada em pedaços de 3cm
1 dente de alho
2cm de gengibre
1 colher sopa de suco de limão
100ml de iogurte natural
1/2 colher de sobremesa de chilli em pó
1/2 colher de sobremesa de garam masala
1/2 colher de sobremesa de tumérico (não achei!)
1 colher de sopa de cominho
Sal marinho

para o molho:
1 dente de alho
2cm de gengibre
1/2 colher de sobremesa de chilli em pó

1 colher de sopa de sementes de cardamomo (caro, mas comprei!)
1 colher de sopa de garam masala
1/2 colher de sopa de tumérico

2 colheres sopa de manteiga sem sal
250ml de extrato de tomate
suco de 1/2 limão
100ml de creme de leite fresco
um punhado de folhas de coentro


rende 2 porções

Pique o frango em pedaços do maior tamanho que caiba na sua boca, e tempere com o alho picadinho, o gengibre bem picadinho, sal, pimenta chilli à gosto e uma colher de sopa de suco de limão. Cubra com filme pvc e leve à geladeira por 15 minutos.

Depois, junte o iogurte e o resto dos temperos ao frango, misture bem até criar uma pasta que o envolva totalmente, cubra com filme pvc novamente e volte para a geladeira por pelo menos uma hora, sendo 3 horas o ideal.

Aqueça uma frigideira com óleo – pode ser de girassol, ou de soja mesmo – e, quando estiver bem quente, coloque os pedaços de frango para fritar. Não precisa incluir toda a pasta de temperos, pois o frango já deve ter absorvido o suficiente. Frite o suficiente para deixar uma crostinha por fora do frango, mas sem deixar que fique seco por dentro. Isso significa uns 5 minutos, vira de lado e mais 3, nas minhas condições de temperatura e pressão.

Enquanto isso, comece a fazer o molho espetacular, que vai exalar um cheiro maravilhoso, que vai tomar conta da casa inteira e, inclusive, causar inveja nos vizinhos, que vão se perguntar “what the fuck eles estão cozinhando”. É comida indiana, você responde. Cite algum jargão daquela novela da Globo, se quiser ser simpático.

Enfim, para o molho: aqueça a manteiga com um pouco de óleo, e frite o alho e o gengibre picado bem fininho por um minuto. Adicione as sementes de cardamomo, previamente socadas até formarem um pó fino, o coentro, masala, tumérico e chilli – esse último à gosto, cuidado com ele, apesar de que sou a favor de muita pimenta nesse tipo de prato.

Misture por alguns minutos até que os temperos acordem no seu aroma, e depois adicione o purê de tomate e o suco de limão. Mexa mais um pouco e acrescente o creme de leite fresco. Agora é a hora de equilibrar os ingredientes, acertar a pimenta (já que indianos não são muito de sal), e verificar o equilíbrio entre o limão, tomate e creme de leite. O molho vai ficar aveludado, muito marcante, e um pouco espesso. Sendo assim, adicione os pedaços de frango ainda quentes, e deixe cozinhar por 5 minutos. Finalize com folhas de coentro picadinhas por cima, que dão todo um charme.

A minha humilde experiência em comida indiana me sugere servir o prato com arroz branco e batatas cozidas. Uma dica valiosa: depois que todo o mundo pescou o frango, guarde o molho para o dia seguinte, acrescente batatas cozidas e sirva-o quente. Fica ótimo também.

Eu não vou falar nenhuma expressão indiana para a piada final porque vai ser muito clichê. Esse prato me deixou meio drogado com tanto sabor. Boa sorte!

11 Comentários

  1. calebe em fevereiro 24, 2010 diz:

    pra derreter na boca!

    Responder
  2. calebe em março 4, 2010 diz:

    Hmmmmm.Tumérico se chama cúrcuma no Brasil. É só procurar no supermercado que você acha…

    Responder
  3. calebe em março 8, 2010 diz:

    Ei, Calebe, parabéns pelo site! Quem me indicou foi o Bruno Barroso. Também sou amante da boa gastronomia, e tenho um blog (www.quitutesgourmet.blogspot.com). Como disse a Roberta, tumérico deve ser a curcuma, ou açafrão (o pó amarelinho), que em inglês é turmeric. Faço uma receita parecida com essa, que se chama Chicken Tikka Masala. É um clássico na Inglaterra. Geralmente sirvo com arroz basmati, que é o que os indianos usam, uma delícia, muito aromático, e com bombay aloo (batatas de bombaim). O basmati você encontra hoje na maioria dos supermercados. Depois vou colocar as receitas no meu blog.

    Responder
    • calebe em novembro 28, 2013 diz:

      Clara, esse Chicken Tikka Masala é o mesmo do Thandori Tikka Masala? Eu quero a receitaaaaa. Pelo amor de Deus, me passa?????
      Amoooo comida indiana!
      Obrigada.
      Amanda

      Responder
      • calebe em novembro 29, 2013 diz:

        até comprei tandoori outro dia mas não ficou bom ;-/

        Responder
  4. calebe em novembro 2, 2010 diz:

    E cúrcuma (tumérico) é o açafrão da terra, ou seja, é o falso açafrão. Esta receita deu água na boca.

    Responder
  5. calebe em novembro 3, 2010 diz:

    Valeu galera pelos esclarecimentos!!!

    Responder
  6. calebe em novembro 28, 2013 diz:

    Parabéns pela receita. Vou fazer assim que achar todos os ingredientes =D

    Responder
  7. calebe em novembro 1, 2015 diz:

    Fiz hoje e acabei de finalizar a degustação. Certamente uma experiência grastronômica das mais significativa da minha vida! Em termos de frango um dos cinco mais!! Obrigada por compartilhar essa maravilha!

    Responder
    • calebe em novembro 2, 2015 diz:

      Que ótimo saber disso! Ficou muito feliz!

      Responder
  8. calebe em maio 27, 2017 diz:

    Ah, vou procurar todos esses ingredientes. Afinal, quero comida indiana, então farei o que puder. Adoro tudo que é da Índia. Obrigada por compartilhar: )

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version