Galinha com sálvia e laranja

30 maio, 2011 Carnes Tags:, , , , 4 Comentários

Inspirado em receita do Livro Jamie Oliver – O Chef sem mistérios

Muito bem, estou quase esgotando as receitas deste livro do Jamie, mas como não fazê-lo? Essa receita é bem especial para mim, já a havia preparado várias vezes, mas nenhuma blogável, então agora aqui está. Sálvia fresca é uma dádiva e está cada dia mais difícil encontrá-la em BH. Sério… quem tiver um pé aí me contata em PVT? Valeu…

1 galinha caipira (+-3kg)
8 laranjas bahia
1 talo de salsão
1 maço de tomilho
1 cabeça de alho
10 folhas de sálvia
1/2 garrafa de vinho branco seco frutado
4 colheres sopa de manteiga
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta-do-reino

dá para 6 pessoas

Lave bem a sua querida galinha, por dentro e por fora, e a seque com papel-toalha ou um pano. Fatie o salsão, misture ao tomilho (só as folhas), sal e pimenta e preencha a galinha com esse recheio. Descasque as laranjas, sem deixar nenhuma parte da casca, e corte em rodelas. Uma dessas laranjas também pode ir de recheio, xuxa ela lá. Costure o bumbum dela para não vazar, por que vamos deitar e rolar com ela. Esfregue sal e pimenta em toda a pele.

Aqueça uma panela bem grande com azeite e frite a galinha inteira – é isso mesmo, inteirona – por 5 minutos de cada lado. Acrescente os dentes de alho devidamente descascados, a manteiga e a sálvia, e cozinhe por mais alguns minutos. Depois, vá adicionando o vinho aos poucos, mantendo o fundo da panela molhado. Enquanto isso, faça uma cama de rodelas de laranja numa travessa que vai ao forno. Quando a galinha estiver bronzeada, retire do fogo, deite-a na cama de laranjas e leve ao forno médio por 45 minutos, conferindo a cada 15 minutos e regando com um pouquinho mais de vinho. Retire a galinha do forno quando o seu coração souber que ela está macia, molhadinha por dentro e pronta para o abate.

Depois é fazer o molho: raspe o fundo da panela, com a sálvia e os maravilhosos e disputadíssimos dentes de alho. Se você foi atencioso, o molho não queimou, e portanto não amargou. Ligue o fogo para amolecê-lo e pode também usar um pouco de vinho para ajudar a dissolver. Despeje esse molho maravilhoso por cima da galinha, na assadeira. Pronto, galinha de banho tomado, é hora de comer.

— UPDATE —

Fiz essa receita novamente, e é incrível. Desta vez, comi junto com Salada Grega e Purê de Baroa. Fotografei novamente, mas só pra fugir da rotina, coloquei a galinha de 4. Ficou parecendo até mais gostoso.

4 Comentários

  1. calebe em fevereiro 4, 2013 diz:

    Eu tenho sálvia em apartamento, plantada num pote, na janela. Nem precisa de sol, dura o ano inteiro e está sempre fresquinha e à mão.

    Responder
  2. calebe em maio 5, 2013 diz:

    Essa galinha é um prato memorável! A sálvia é um tempero surpreendente e com as laranjas, então…fica divino!

    Responder
  3. calebe em dezembro 3, 2014 diz:

    mais uma apaixonada pelo Jamie Oliver. Adorei esta receita, farei fim de semana. Tenho muita sálvia e tomilho no meu jardim. Vamos botar a galinha de 4 também kkk

    Responder

Trackbacks para este post

  1. 15 temperos diferentes que você devera usar! - Empório Seu Zé

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version