Lentilhas de puy
baseado em receita do livro Escapadas de Jamie
comi junto com confit de pato (em breve)
Bem preparadas, as lentilhas são mais gostosas que muito feijão que tem por aí. E sair do arroz com feijão é sempre uma novidade. Essa receita é mais uma do Jamie Oliver – sim, eu continuo curtindo o cara – daquelas cheia de ingredientes e misturas, mas que no final, vira um belo acompanhamento para uma carne assada. No caso, patos que tive a trágica experiência de participar da degola, na fazenda da Neidinha. Mas bola pra frente.
250g de lentilhas
1 litro de caldo de legumes
2 dentes de alho
1 maço de tomilho
1/2 maço de alecrim
2 cenouras grandes
2 cebolas grandes
2 batatas
50ml de vinagre de vinho tinto
1 maço de folhas de espinafre
azeite extra-virgem
sour cream para finalizar (opcional): é só bater 200g de cream cheese + 100g de iogurte natural + suco de 2 limões
dá pra 4 comerem
É importante conseguir picar as cebolas, cenouras e batatas em cubinhos o quanto menores melhor, assim como o alho. Aqueça um pouco de azeite numa panela bem larga e doure esses legumes por cerca de 10 minutos, ou até ficarem desmanchando. Acrescente o alho e tenha certeza que tudo cozinhou bem. A seguir, acrescente as lentilhas, o tomilho e o alecrim, o caldo de legumes e o vinagre, e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1h.
Tudo vai desmanchar maravilhosamente. Os aromas crescem na sua cozinha. As lentilhas ganham corpo e você vai ganhando respeito, porque saiu do arroz e feijão de uma forma majestosa e saudável. Sério, uma coisa é fazer risoto ou massa pra acompanhar uma carne, mas pra mim isso aqui é uma comida-conforto totalmente diferente.
Acrescente as folhas de espinafre e finalize com o sour cream, se quiser. Monte o prato com o seu assado ao centro e delicie-se com os passarinhos cantando a cada garfada. Eu acabei achando o sour cream invencionice demais no final das contas. Coisa de Jamie.
Deixe sua resposta