Lentilhas de puy

16 junho, 2014 Acompanhamentos, Comida mediterrânea, Receitas Saudáveis, Vegetariana Tags:, , , 0 Comentários

baseado em receita do livro Escapadas de Jamie
comi junto com confit de pato (em breve)

lentilhas_de_puy_2

Bem preparadas, as lentilhas são mais gostosas que muito feijão que tem por aí. E sair do arroz com feijão é sempre uma novidade. Essa receita é mais uma do Jamie Oliver – sim, eu continuo curtindo o cara – daquelas cheia de ingredientes e misturas, mas que no final, vira um belo acompanhamento para uma carne assada. No caso, patos que tive a trágica experiência de participar da degola, na fazenda da Neidinha. Mas bola pra frente.

250g de lentilhas
1 litro de caldo de legumes
2 dentes de alho
1 maço de tomilho
1/2 maço de alecrim
2 cenouras grandes
2 cebolas grandes
2 batatas
50ml de vinagre de vinho tinto
1 maço de folhas de espinafre
azeite extra-virgem
sour cream para finalizar (opcional): é só bater 200g de cream cheese + 100g de iogurte natural + suco de 2 limões

dá pra 4 comerem

É importante conseguir picar as cebolas, cenouras e batatas em cubinhos o quanto menores melhor, assim como o alho. Aqueça um pouco de azeite numa panela bem larga e doure esses legumes por cerca de 10 minutos, ou até ficarem desmanchando. Acrescente o alho e tenha certeza que tudo cozinhou bem. A seguir, acrescente as lentilhas, o tomilho e o alecrim, o caldo de legumes e o vinagre, e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1h.

Tudo vai desmanchar maravilhosamente. Os aromas crescem na sua cozinha. As lentilhas ganham corpo e você vai ganhando respeito, porque saiu do arroz e feijão de uma forma majestosa e saudável. Sério, uma coisa é fazer risoto ou massa pra acompanhar uma carne, mas pra mim isso aqui é uma comida-conforto totalmente diferente.

Acrescente as folhas de espinafre e finalize com o sour cream, se quiser. Monte o prato com o seu assado ao centro e delicie-se com os passarinhos cantando a cada garfada. Eu acabei achando o sour cream invencionice demais no final das contas. Coisa de Jamie.

lentilhas_de_puy

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version