Mousse de chocolate e morango

9 julho, 2009 Sobremesas Tags:, , , , 5 Comentários

Inspirado em receita do programa Menu Confiança, no GNT

mousse de chocolate e morango

Segundo o Claude, essa é para o Dia dos Namorrads. Mousse de chocolate e morango é algo fácil de fazer, e eu adoro coisas que ficam numa porção exata, tipo, um potinho que é todinho para você. É tão… pessoal…

1 barra (160g) de chocolate meio-amargo
4 claras de ovo
2 gemas de ovo
4 colheres sopa de açúcar refinado
500g de morangos
+- 1/2 xícara de açúcar cristal (dependendo da sua doçura)

Pique metade dos morangos e reserve. A outra metade, bata no liquidificador, misture o açúcar cristal, e coloque para ferver. Deixe ferver um pouco, e depois desligue o fogo. Deixe esfriar.

Derreta o chocolate em banho-maria (isso significa, aqueça água num recipiente largo, com outro recipiente de vidro ou plástico dentro, com o chocolate dentro deste último). Enquanto isso, bata as claras numa batedeira. Quando elas começarem a crescer, vá adicionando o açúcar refinado devagar, colher por colher. Você vai saber que chegou no ponto quando ela estiver macia e consistente, ou seja, você pode virar a vasilha de cabeça para baixo e nada vai cair. Faça isso em cima da cabeça da sua(seu) namorada(o), é o melhor teste.

Derretido o chocolate, misture as 2 gemas (se alguém puder explicar porquê, fico feliz). Misture metade das claras em neve e mexa vigorosamente. Agora, misture a outra metade, mas com a delicadeza de uma virgem cega dinamarquesa, porque é o aerado da clara que vai dar o efeito mousse no negócio. Distribua nas vasilhas mais bonitas que você tiver, e coloque na geladeira por duas horas.

Mas antes disso, passada uma hora, a calda já esfriou. Junte os morangos picados a ela, e despeje por cima da mousse, que já deve estar rígida o suficiente. Agora é deixar ela descansar na geladeira um pouco, enquanto você serve aquele jantar à luz de velas… e depois… sobrremêsse.

5 Comentários

  1. calebe em julho 14, 2009 diz:

    Pq o meu não ficou bonito como o da foto? Essas fotos são dos pratos após vc cozinhá-los? Pq tô me sentindo uma inútil, pois meus praros nunca ficam bonitos assim como os seus hahaha…

    Responder
  2. calebe em julho 20, 2009 diz:

    Não liga pra isso não… O que vale mesmo é a beleza no interior… da boca… kkk

    Responder
  3. calebe em outubro 26, 2012 diz:

    HAHAHAHAHA
    melhor que o doce eh ler seu texto. belissima narrativa. beijao e parabens pelo Blog e pelo sucesso!

    Responder
  4. calebe em fevereiro 9, 2014 diz:

    Ficou impecável mas para a próxima ponho menos acucar. Igual a fotografia

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version