Peixada com camarões à moda de Nova Almeida

21 outubro, 2015 Comida brasileira, Frutos do mar, Peixes Tags:, , , 2 Comentários

receita de peixada com camaroes 1

Quando falei que estava fazendo uma moqueca no meu Instagram, os capixabas mortos se reviraram na tumba, e os vivos quase morreram. Agora que me desculpei e corrigi o erro por lá, registro por eles que a verdadeira moqueca capixaba não leva pimentões, e é geralmente feita com molho de tomate, entre outras diferenças.

Acontece que quando estive em Nova Almeida, litoral do Espírito Santo, passando o final de ano numa casa com cerca de 30 pessoas, fui gentilmente compelido a cozinhar uma moqueca – na verdade foi uma peixada, pelo visto – e tive que me virar nos 30. E foi assim que fiz:

8 postas de um peixe de carne firme – robalo, surubim, namorado etc
3 tomates bem maduros
1 pimentão vermelho e 1 amarelo
2 cebolas brancas
400ml de leite de coco
300g de camarões limpos e descascados
1 maço de coentro, picadinho
4 dentes de alho amassados
suco de 2 limões
óleo para fritar
Sal e pimenta-do-reino

Dá pra 6 comerem

Você não acredita o tanto que é fácil. Primeiro, tempere as postas de peixe com um pouquinho de alho socado, sal e limão, e deixe por uns 10 minutinhos para a carne pegar o tempero. Escolha uma panela de fundo grosso, de preferência de pedra, se não der, de ferro. Regue o fundo dela com óleo, deixe esquentar um pouco a acrescente as postas de peixe cobrindo todo o fundo. Por cima do peixe, vai a cebola picada em rodelas; por cima dela vem os pimentões e por cima dos pimentões vem os tomates, tudo junto desde o começo.

Tampe a panela e deixe o pau quebrar por cerca de 40 minutos. Atenção: não é pra mexer, senão você corre o risco de desfazer o peixe. Fique tranquilo, que não vai queimar nem desmanchar se você não intervir… é por isso que escolhemos um peixe branco de carne firme, lembra?

peixada-preparo

Sabe o que deve acontecer? O peixe vai liberar água, os tomates e os pimentões e as cebolas também, e isso já formará um caldo natural para a sua peixada. Aí é a hora de aquecer uma outra frigideira com óleo, e fritar bem rapidamente os camarões – também temperei com sal e pimenta-do-reino aqui antes – só dar um susto mesmo. Daí acrescente eles na panela borbulhando, e em seguida acrescente o leite de coco, o coentro, e desligue a panela. Fica tipo isso:

receita de peixada com camaroes preparo

Eu sei que ainda não tá com a cara maravilhosa, mas depois de desligar o fogo é a hora em que você vai, com muito carinho e cuidado, tentar movimentar a sua peixada para os temperos se misturarem, os camarões começarem a nadar e por aí vai. Deixe descansar por uns 10 minutos, e sirva com um arroz branco novinho e uma boa pimenta!

receita de peixada com camaroes 1

Os capixabas que me desculpem, mas a peixada foi feita em Nova Almeida, e portanto a cidade deu nome ao prato. Aliás, que tal vocês experimentarem um dia também?

2 Comentários

  1. admin em agosto 19, 2016 diz:

    Calebe,

    só faltou o pirão nesta receita maravilhosa da sua peixada, viu?

    abs.
    Diva

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version