Os tradicionais chamam de almôndegas. Os metidos chamam de polpetas. Os Dorenses – lá da minha Dores do Indaiá – chamam de pelota. É nada mais que uma bola de carne multiuso. Serve para comer com pão, para petiscar, para servir com molho e até para comer com um bom spaghetti, como foi o meu caso. A diferença aqui é que, ao invés de comprar carne de boi moída, a minha proposta é usar uma composição de carne de porco já existente em uma linguiça de boa qualidade. Por isso, cuidado com a linguiça que você escolher. Ela tem que ter procedência, saúde e sabor.
500g de linguiça de porco da roça
2 colheres sopa de farinha de rosca
1 colher sopa de salsinha
2 ovos caipiras
óleo para fritar
rende umas 9 pelotas pra 3 comerem
Cuidadosamente rasgue a pele da sua linguiça, retirando todo o recheio, e faça uma triagem descartando as partes estranhas. Você vai descobrir de verdade a qualidade da linguiça que comprou se achar uns pedaços suspeitos no meio dela. Não se intimide! A linguiça é feita com várias partes do porco, e nem todas são nobres.
Acrescente os ovos, a farinha de rosca e a salsinha. Não é preciso temperar. Uma boa linguiça já vem com o tempero perfeito. Misture bem com as mãos e faça bolotas mais ou menos do mesmo tamanho, tipo uns 5cm de diâmetro. Aqui, você pode fazer bolas um pouco maiores ou menores, mas se fizer grandes demais vai ser difícil fritar.
Leve as suas pelotas à geladeira por cerca de 30 minutos, para que ganhem consistência e não desmanchem na hora de fritar.
Aqueça uma frigideira com óleo e frite-as até ficarem bem douradas. Dessa vez eu fiz uma foto do antes…
E do depois!
Pronto, suas pelotas estão prontas para usar. No meu caso, acrescentei tomate pelado e manjericão e fiz um spaghetti. Mas você pode usar sua criatividade para aproveitá-las como quiser. E não esquece de me contar se a sua pelota ficou gostosa!
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Aprenda a fazer uma tradicional rosquinha de pinga, uma quitanda maravilhosa que é o par perfeito daquele cafezinho ;-)...