Penne com Bacalhau à Lagareiro sem glúten

7 maio, 2015 Comida italiana, Comida que faz o bem, Novidades, Peixes, Receitas Saudáveis Tags:, , 0 Comentários

Fui gentilmente convidado pela Santa Amália para algum evento misterioso de lançamento de um novo produto, lá no Alma Chef – que eu já cansei de falar que é incrível. Daí veio aquele cardápio maravilhoso do Felipe Rameh, que eu vou apenas reproduzir aqui rapidamente antes de chegar na Receita de Bacalhau à Lagareiro, que por sinal é ideia dele.

Salada fria de fusilli e parmesão:

santaamalia-salada-grana

 

Pasta ao forno de la mamma:

santaamalia-penne-da-nonna

 

O bacalhau à lagareiro dele…

santaamalia-bacalhau-lagareiro

 

E o sempre imbatível Cheesecake do Paul:

santaamalia-cheesecake-do-paul

 

Enfim, lá pelas altas horas, o pessoal da Santa Amália vira pra gente e avisa que a gente estava no lançamento da linha Zero Glúten Santa Amália, que tem penne e fusilli, e que deve ter dado um trabalhão para desenvolver porque muita gente nem percebeu a diferença. Eu por exemplo não tinha sacado que era sem glúten, my bad. Tudo bem que foi a primeira vez que eu comi uma massa sem glúten… mas enfim, tava bom!

Se você nem sabe o que que é glúten, simplifico ao máximo: é uma coisa que engorda.

Mas vamos explicar: é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada e aveia, que é considerada de difícil digestão pelo organismo humano, e tem gente que tem até alergia. Tem vários nutricionistas bolando dietas sem gúten por aí falando que você vai “desinchar”, e tem gente que desincha mesmo e gente que não. Consulte o nutricionista mais próximo de você para ir mais fundo nessa história.

Mas o prato tava muito bom e aí já viu, o tarado por bacalhau aqui teve que copiar a receita de lá para ver se ficava bom na minha mão. Você vai ver que a receita do Rameh é super detalhada, meticulosa, tem gente que pode até achar frescura. Como eu não tinha todos os ingredientes que ele pede à mão, acabei fazendo a minha um pouquinho diferente, mas em respeito ao chef estou reproduzindo abaixo a versão original, sã e salva!

bacalhau-lagareiro-sem-gluten-2

160g de penne zero glúten Santa Amália
200g de bacalhau de boa qualidade, dessalgado e congelado
aparas do bacalhau (espinhas e pele)
800ml de água mineral
2 folhas de louro fresco
2 ramos de alecrim frescos
2 ramos de tomilho frescos6 dentes de alho amassados
2 cebolas baby
4g de pimenta calabresa
6 ramos inteiros de brócolis caipira
10 azeitonas portuguesas
10 amêndoas
10 uvas brancas passas
200ml de caldo de bacalhau
2 ovos caipiras
1l de azeite
10g de flor de sal

dá pra 2 comerem, ora pois!

Descongele a posta do bacalhau na geladeira de um dia para o outro. Assim que estiver descongelado, retire a espinha central e reserve também.

Confite as postas de bacalhau limpo a 60ºc (significa: não deixe fritar!), imerso em azeite aromatizado com o alho, alecrim, tomilho e louro, entre 6 e 8 minutos, até que ele fique branquinho e leitoso. Tenha atenção, porque o bacalhau é bem delicado, e você não quer deixar ele passar do ponto. Reserve.

Coloque as aparas e a água mineral em uma panela para ferver até conseguir um caldo branco fosco e saboroso. Coe o caldo em uma peneira coberta por um pano de prato fino e limpo, a fim de que não fique nenhum pedacinho das aparas no caldo final. Reserve também.

Cozinhe o penne zero glúten Santa Amália em água fervente com sal grosso até que a massa fique “al dente”. Retire a massa da água e escorra, regue com um fio de azeite e deixe esfriando em temperatura ambiente. Corte a cebola ao meio com a casca. Doure a parte de dentro em uma penal aantiaderente com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc por dois a três minutos, até que ela fique cozida e crocante. Retire a casca e reserve.

Limpe os ramos do brócolis retirando o excesso do talo, mantendo as folhas menores e delicadas e a parte de cima. Cozinhe em água fervente com sal por 30 segundos. Retire e mergulhe rapidamente e mágua com gelo. Reserve.

Cozinhe o ovo em água fervente por 8 minutos. Retire, espere esfriar e descasque. Reserve.

Agora chega de reservar, vamos comer! envolva a massa delicadamente com todos os ingredientes, exceto o ovo, coloque em uma travessa e leve ao forno de 180ºc por uns 3 minutos. Retire, quebre o ovo ao meio com as mãos, coloque por cima da massa e sirva!

bacalhau-lagareiro-sem-gluten

Agora, a cerveja pra acompanhar… essa daí tem glúten pra cacete!

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version