Penne do amor com aspargos, cebola roxa e lombinho

12 setembro, 2012 Comida italiana, Massas Tags:, , , 3 Comentários

Inspirado em receita do livro Adesso, Pasta!

Penne do amor com aspargos cebola roxa e lombinho

Há alguém que dança de sapatinhos vermelhos em meu coração. Que voltou da Itália e me trouxe de presente nada mais que iguarias provocantes, como essa massa tricolor (natural, beterraba e espinafre), em forma de coração. Não é lindo? Considerei-a um penne curto para aplicar a receita de um livro também italiano, escolhida a dedo e, quando vi, a receita foi se mexendo e mudando e já virou outra coisa, muito mais interessante. O amor tem dessas coisas.

250g de penne (já que não tá fácil achar a tal massa de coraçõeszinhos)
6 aspargos
300g de filezinho suíno(lombinho), picados em cubos de 4cm
2 cebolas roxas
1 raminho de alecrim
4 colheres de vinagre balsâmico
Suco de 1 limão siciliano
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino

Dá pra 2 pessoas

Pique seus filezinhos, tempere com sal, pimenta do reino, misture o vinagre balsâmico, suco do limão, alecrim e complete com azeite até encher um pequeno recipiente, deixando a carne marinar por cerca de 1h.

Enquanto isso, coloque as cebolas para assar direto ao forno, regadas com um pouco de azeite. Deixe-as em forno médio por cerca de 30 minutos e depois desligue. Corte as pontas ruins dos aspargos e corte-os ao meio, diminuindo seu comprimento porque aspargo comprido dá um trabalhão. Nesse meio-tempo, suas cebolas vão esfriar. Retire-as do forno e descasque-as, desmanchando com a mão. Elas devem ficar doces e suculentas… delícia!

Aqueça água com sal para a massa, seguindo as instruções do seu pacote. Ao mesmo tempo, numa frigideira bem quente, sele os filezinhos, acrescentando os aspargos em seguida, que devem precisar de um pouquinho de sal. Essa receita é excelente pra testar a sua habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Quando os filezinhos e os aspargos estiverem no ponto, acrescente a cebola, deixando tudo se misturar por alguns minutinhos, enquanto escorre a massa. Dica importante: reserve 1 concha da água do cozimento para garantir que a sua massa vá ficar molhadinha, o que facilita tudo, principalmente a mistura dos ingredientes posteriormente. Desligue o fogo, misture tudo com um belo fio de azeite para dar aquela encorpada, e está pronto. Sirva com muito amor.

3 Comentários

  1. admin em outubro 2, 2012 diz:

    Ótimas dicas,delicia de receitas …

    Responder

Trackbacks para este post

  1. Especial Receitas para Dia dos Namorados - Eu já comi - Eu já comi | Gastronomia, culinária, receitas e outras coisas de comer.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version