Comi junto com risoto de limão siciliano
Pirarucu é o sonho de consumo de muita gente. Alguns acham exótico, outros acham banal. Mas a verdade é que este peixe é um grande ícone da culinária brasileira e uma verdadeira iguaria. Experimente pirarucu! Você vai pirar.
Achei esse filé alto por acaso no supermercado e fiquei aguardando uma boa chance de fazê-lo. Quando um amigo ficou sabendo, pirou! Falou que se a gente não fizesse o prato com pirarucu na casa dele, terminava a amizade. Achei melhor não arriscar…
4 filés de pirarucu altos
100g de castanha-do-pará
6 fatias de pão de forma integral
1 colher sopa de manteiga
300ml de suco de laranja madura
1 xícara de açúcar cristal
azeite extra-virgem
sal e pimenta do reino
rende 4 piradas
Primeiro, cuide do molhinho. Coloque o açúcar numa panela e deixe ficar no ponto de caramelo. Quando começar a ficar dourado, acrescente o suco de laranja. Pode confiar, o caramelo vai empedrar mas depois ele volta ao normal. Deixe reduzir bastante, em fogo baixo, enquanto vai fazendo o resto. O ideal é que você tenha uma calda espessa, sedosa.
Vamos à crosta. Derreta a manteiga no microondas, triture as castanhas junto com o pão num mixer ou no liquidificador. Junte tudo e pronto! Você já tem a sua crosta pré-pronta. Reserve.
Pirarucu não é difícil de fritar. Capriche no sal e pimenta-do-reino, porque com um filé alto precisa de bastante pra ficar temperado. Nem acho que precisa deixar o peixe “pegar gosto” no tempero, pra mim, vai direto. Aqueça o azeite em uma frigideira larga e com fundo antiaderente e disponha nela os seus filés maravilhosos. Vire quando a parte de cima começar a corar, o que deve levar uns 7 minutos, e depois mais 3 e está pronto. O pirarucu é uma carne gorda, então o próprio óleo dele deve ajudar nessa fritura.
A seguir, não tem segredo: espalhe com a mão a massa da crosta por cima do filé já selado, e leve ao forno médio por uns 10 minutos. A manteiga faz com que a crosta se forme, as castanhas permanecem crocantes e o seu pirarucu vai ficar sensacional!
Sirva com um belo risoto de banana da terra, como esse aí, ou pode ser de limão siciliano e hortelã também. A calda de laranja, você pincela em volta do prato, para que não encharque o peixe e a pessoa possa ir saboreando aos poucos (obrigado Ivone!). Pirou?
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Aprenda a fazer uma tradicional rosquinha de pinga, uma quitanda maravilhosa que é o par perfeito daquele cafezinho ;-)...
Adorei o blog, parabéns!
Que prato lindo, o peixe deve ser bom também. Fiquei com vontade de comer peixe.
Baby Back Ribs
Abraços
Kaleb, você já está sabendo da novidade né? me aguarde que no próximo ano, (2015)teremos esse saboroso peixe ao alcance de todos, pois estou iniciando um projeto de produção de alevinos e engorda de pirarucus em cativeiro.estamos com 8 (oito) casais em sua plenitude reprodutiva, e em dezembro começo colher os primeiros alevinos, o desenvolvimento desse peixe é fantástico, dentro de um manejo assistido com técnica e dedicação, podem alcançar de 10 a 14 kg em um ano, de inicio vamos vender os alevinos para piscicultores que interessem na engorda e reservaremos umas 600 unidades para engorda em nossos tanques estou em fase de legalização para que possamos emitir notas fiscais e vender para as redes de supermercados em forma de filé.Estamos muito animados e confiantes que esse projeto se torne uma realidade.
abração.
Vagner
Assim como voce, achei por acaso filés de pirarucu no mercado e procurando receitas para filé de pirarucu gostei dessa que me pareceu facil e rápida.
Porem, ao chegar no final da receita, me deparei com uma pergunta: o que eu faço com a calda de laranja e açucar que ficou lá na panela preparada?!
Abraços,
Ivone
Eu dei uma pincelada generosa dela em volta do prato, igual tá na foto aí. Assim as pessoas podem ir beliscando a calda de pouco em pouco :-)