Fazer massa de pizza em casa é uma delícia, mas faz uma bagunça danada. Assim como o caso da massa fresca, você tem que tar num dia bom, disposto a colocar a mão… na massa. Acho que não vale o trabalho se for pra fazer uma pizza só. Pra falar a verdade, nem se for pra 2, nem 3. Agora, se você reuniu uma galera pra ver o Brasil na copa do mundo, como foi o meu caso, vale totalmente a pena fazer uma produção em série! É uma das coisas mais divertidas que tem! Combinar os ingredientes é um exercício de criatividade. Uma verdadeira prova de quem tem bom gosto versus quem só tem gosto. Ou nem isso.
240ml de água
1/2 colher de chá de sal
2 colheres sopa de azeite
720g de farinha de trigo (3x a quantidade de água se você tiver algum medidor)
1,5 colher de chá de fermento biológico seco
dá pra 2 pizzas médias de massa fina
Primeiro, junte todos os ingredientes numa vasilha e escolha a sua opção:
• se você tem uma máquina de pão, é o ideal, você se deu bem! Leia no manual o ciclo mais adequado e é só programar
• se você tem uma batedeira com batedor de massa, boa também! bata por cerca de 8 minutos até a massa ganhar consistência e não grudar mais nas mãos
• se você não tem nenhum desses, vai socando, socando e socando na mão até ela parar de grudar na sua mão. E se gostar do resultado, vê se compra a tal máquina de pão.
De toda forma, a massa deverá descansar por cerca de 20 minutos depois de batida, para o fermento agir. Feito isso, é hora de separar os bolinhos do mesmo tamanho (no meu caso eram 12 mas a receita tá pra 2):
Enquanto a sua massa tava batendo, ou descansando, a parte mais legal é fazer o mise en place, ou seja, colocar os ingredientes no lugar. No meu caso, foram dezenas de ingredientes para gerar diversos sabores de pizzas. No final do post tem algumas ideias de sabores.
Polvilhe uma superfície lisa e fria, tipo a sua pia mesmo, com farinha de trigo, coloque uma dessas bolotas e vá abrindo com um rolo de massa. Dica: se você tiver um rolo de mármore ao invés do de madeira, fica mais fácil, porque o peso da pedra ajuda a modelar mais rápido. Profissionalismo do padrinho Diogo ensinando como se faz:
Organizada a linha de produção, cada vez que você abrir uma massa, faça vários buraquinhos nela com um garfo para melhorar a fase de cozimento e evitar bolhas:
Outra dica do mestre Diogão: quando for transportar a massa de um lugar para o outro, dobre ao meio e depois ao meio de novo, para facilitar o manuseio e evitar que ela rasgue. Vai com fé que se você fez tudo certinho ela não gruda não.
Isto posto, lá vai a massa 10 minutos no forno alto, ou se você tiver um forno a lenha (ê Diogo, esse cara é tarado que nem eu), 3 minutinhos deve bastar. Volte com ela para a linha de montagem e siga os ingredientes, normalmente começando por espalhar molho de tomate em toda a superfície, depois a mussarela e depois vai da sua criatividade.
15 minutos no forno a gás, ou 3 minutos no forno a lenha do Diogo, e sua pizza estará pronta para o abate!
Deixo aqui algumas ideias de sabores que fizemos na última produção em série. Se você tiver alguma outra, escreve aí nos comentários ;-)
Margherita especial – molho de tomate, mussarela de búfala, tomate uva e manjericão
Havaiana – molho de tomate, mussarela, abacaxi e presunto
Nordestina – molho de tomate, mussarela, carne seca desfiada, catupiry e cebolinha
Corn & Bacon – molho de tomate, mussarela, milho, presunto e bacon (palmito opcional)
Abobrinha – molho de tomate, mussarela, abobrinha italiana e palmito
Tomate seco – molho de tomate, mussarela, rúcula, tomate seco e mussarela de búfala
Vegetariana – brócolis, champignon, cebola e azeitona preta
Nutella com morango – só nutella e morango, claro! essa demora bem menos pra assar, cuidado.
Banana com leite condensado e canela – também não precisa explicar, né?
Romeu e Julieta – queijo minas e pedaços de goiabada
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Aprenda a fazer uma tradicional rosquinha de pinga, uma quitanda maravilhosa que é o par perfeito daquele cafezinho ;-)...
O foco do post nem é esse, só gostaria de dizer que seu site foi minha maior referencia a viagem que fiz a BH em maio, e te digo, continuará sendo por muito tempo, você acerta em todas as dicas!
Que legal Aline!!! Obrigado pelo feedback e continue sempre por perto ;-)