Há quem diga que “o auge não passa”. Mas esse Auge aqui se refere a outra coisa: uma região da França, de boa gastronomia (como era de se esperar de qualquer região da França). O nome me chamou a atenção em um livro qualquer que folheei, mas o preparo… eu nunca tinha feito nada mais divertido que atear fogo na panela desse jeito. Ou, como diria Washington Olivetto, “vestido, nunca fiz nada mais divertido que isso”.
4 maçãs fuji ou gala
2 colheres sopa de manteiga
2 cebolas, picadas
4 filés de peito de frango, desossados
3 doses de Cointreau (ou outro licor frutado)
200ml de caldo de galinha
200ml de creme de leite fresco
suco de 1 limão
Sal e pimenta
Salsinha à gosto
rende 4 porções
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte-as em cubos. Corte os filés na transversal, deixando pedaços bonitos e que caibam na boca.
Escolha uma frigideira grande e funda. Se não tiver, melhor uma panela larga. Aqueça uma colher da manteiga, com um pouco de óleo. Frite as maçãs durante 7-10 minutos, até que fiquem bem douradas. A seguir, reserve as maçãs, e, na mesma frigideira, derreta a outra colher de manteiga e adicione as duas cebolas, picadas em quadradinhos. Paralelamente, coloque a água para ferver com o devido cubinho de caldo de galinha. Quando as cebolas começarem a ficar transparentes, puxe-as para o lado da frigideira, para que não queimem, aumente o fogo e adicione o frango. O segredo para pedacinhos suculentos é a temperatura bem alta, para fritar o frango ao invés de cozinhá-lo. Deixe fritar por uns 5 minutos, depois vire e deixe mais alguns. E se prepare, porque o melhor está por vir.
Numa mini-frigideira ou panela pequena, aqueça uma dose de Cointreau até que comece a borbulhar. Com cuidado, retire do fogo, acenda um fósforo e chegue a chama perto da bebida, e bum! Ela pega fogo. Rapidamente, jogue a bebida flamejante por cima do frango, e aí você vai ver uma das coisas mais bonitas que tem: a chama vermelha e bem alta, consumindo o frango. Repita o processo mais duas vezes. Se eu pudesse repetia até acabar com a garrafa, só que Cointreau é meio caro.
Depois da diversão, jogue o caldo de galinha sobre o frango e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois, “pesque” os pedaços de frango e cebola, e coloque na travessa onde vai servir. O caldo que ficou na frigideira deve ser reduzido por uns 3 minutos, e depois a ele se acrescenta o creme de leite fresco e as maçãs que você havia reservado (não se esqueceu delas, né?). Acerte o sal e pimenta-do-reino. Mais alguns poucos minutos até que tudo tome corpo, e pronto! Esse caldo maravilhoso é jogado por cima do frango, com um toque de suco de limão em seguida, e a salsinha bem picadinha vem jogada por cima de tudo para fechar. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas. Comment dit-on “Que auge!” en français?
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Aprenda a fazer uma tradicional rosquinha de pinga, uma quitanda maravilhosa que é o par perfeito daquele cafezinho ;-)...
Boa citação do oliveto. Mas aqui, tem gente que cozinha pelado. O Jamie Oliver mesmo já deu uma entrevista falando que cozinhar pelado foi uma das coisas mais inusitadas que ele já fez haha. Ou seja, dá pra se divertir pelado na cozinha haha.
pelado??? cozinhar pelado??? kkk ja pensou se queima o saco morri agora
augeee!!! vou fazer d+!! Será que posso substituir o frango por algum peixe?? q vc acha??
hummmmmmmmmmmmmm
huuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmm