Purê de baroa na mini-moranga

10 agosto, 2009 Acompanhamentos, Comida mineira Tags:, , , 3 Comentários

foto de um pure de baroa servido dentro de uma mini-moranga com flores comestíveis e parmesão

Comi junto com supremo de frango com queijo e geléia de amora

Baroa, batata-baroa, cenoura-amarela ou mandioquinha são nomes para uma mesma delícia. Eu comi isso pela primeira vez no ótimo Xapuri, de comida mineira, e nunca mais me esqueci. A mini-abóbora moranga, pumpkin, não é fácil de encontrar e não é barata, mas tem coisas na vida que você simplesmente merece.

1,5kg de baroa
6 mini-abóboras morangas
500ml de creme de leite fresco (tem que ser fresco, senão talha)
100g de manteiga sem sal
50g de parmesão fresco (ou outro queijo à escolha)
Sal e pimenta do reino

rende 6 porções

Coloque as baroas para cozinhar na água com bastante sal. Coloque em outra panela as mini-abóboras também para cozinhar na água, mas nem precisa sal. O tempo de cozimento deve variar entre 30 e 40 minutos para cada. Você quer as baroas começando a desmanchar, mas as abóboras ainda firmes. Retire cada uma a seu tempo. Deixe as abóboras numa bandeja para esfriar.

Descasque as baroas ainda quentes, pique grosseiramente e bata no liquidificador com 400ml do creme de leite (vá acrescentando ele aos poucos). Tenha certeza que bateu tudo, e não sobrou nenhum pedacinho.

Enquanto isso, aqueça os 100ml de creme de leite restantes numa panela, com a manteiga. Quando dissolver tudo, acrescente o purê, e acerte o sal e pimenta do reino. Vá mexendo sempre, e cozinhe por uns 10 minutos.

Pegue as mini-abóboras, e, com uma faca pequena, faça um buraco redondo, pelo cabinho. Com uma colherinha, retire todas as sementes. Agora é encher o interior da mini-abóbora com o purê, salpicar um pouco de parmesão por cima, e levar ao forno em temperatura média por 10 minutos, só para dar aquela crostinha. Sirva uma mini-abóbora per capita, só para quem merecer.

3 Comentários

  1. calebe em agosto 10, 2009 diz:

    Você é responsável por eu ter queimado o teclado de meu notebook: babei demais lendo a receita, vendo a foto e imaginando…

    Responder
  2. calebe em agosto 11, 2009 diz:

    Onde que vc encontrou a mini abóbora aqui em BH? Nunca ví vendendo…

    Responder
  3. calebe em agosto 14, 2009 diz:

    Mercado central e às vezes no Verdemar!Dr. Cláudio, se a mini abóbora foi assim, imagina se fosse aquele seu salmão com molho de maracujá!

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version