Risoto de Brie e Pêra

13 julho, 2010 Comida italiana Tags:, , , , , , 8 Comentários

Esse risoto de brie é uma ótima opção vegetariana! Guarda a sua sofisticação discreta, com cremosidade e acidez. Dá um certo peso imaginar que o melhor brie que encontramos aqui deve ser um dos piores que encontramos na França… ainda assim acho um queijo legal, amargo e doce, marcante. Resolvi combiná-lo com pêras, para fazer um risoto adocicado, muito charmoso por sinal. Se você não tem a moral do risotão, leia uma das outras receitas para se ambientar.

receita de risoto de brie e pera

 

200g de arroz arbóreo ou carnaroli
1/2 cebola bem picada
1/2 talo de salsão, picado
1 dente de alho, picado
suco de 1 limão
1 pêra, descascada e cortada em palitos pequenos
150g queijo brie
500ml de caldo de legumes
350ml de vermouth ou vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino

dá pra 2 pessoas

Sobre a pêra, usei a williams, e não estava super madura, porque senão ela desmanchava com o cozimento. Fica a dica: fatie a pêra, já descascada, e deixe-a de molho em água com o suco de limão, para que não escureça. Deixe-a nadando por lá, esperando a sua hora.
Siga o ritual padrão do risoto, de refogar cebolas, salsão, alho, adicionar arroz, refogar com o vinho branco, sem mistério. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, e continue mexendo. Depois de uns 10 minutos, comece a adicionar aos poucos os pedacinhos de pêra e o brie. A cada nova concha de caldo, adicione um pouco de pêras e brie, e vá curtindo o momento. Seja delicado ao mexer, pois você não quer despedaçar os pedacinhos de pêra. Finalize padrão, adicionando manteiga depois que desliga o fogo, e deixando o risoto descansar por alguns minutos.
Neste caso, eu decidi não utilizar parmesão porque queria que o brie ficasse destacado com a sua cremosidade, mas isso é uma escolha sua. Vale também usar um raminho de tomilho ou até uma salsa crespa para decorar. Para fechar, gostaria de deixar claro que esse risoto não é uma sobremesa, ok?

Sugestão de vinho: um tinto italiano da região do lago de Garda, bem leve e com boa acidez, vai bem com este risoto de brie. Um branco um pouco mais presente, como um chardonnay com boas notas de madeira, também cai legal.

Para a entrada, se quiser impressionar os amigos, faça o ravioli aberto de burrata. É tiro certo na alma e no coração da pessoa amada.

8 Comentários

  1. calebe em novembro 2, 2010 diz:

    Parece deliciosa esta receita. Vou testá-la. Você já substituiu (no risoto, claro) o vinho branco por algum suco de fruta? Me parece que fica delicioso também. Uma pessoa bem escolada na cozinha me sugeriu. :)

    Responder
    • calebe em outubro 22, 2014 diz:

      O vinho é parte essencial do risotto. Como o álcool será evaporado, na Itália fazem até para crianças usando vinho. Eu não tentaria usar suco de frutas para substituir o vinho. Pode virar um outro prato, não sei. Experimente com o vinho. É maravilhoso.

      Responder
      • calebe em outubro 23, 2014 diz:

        Com suco eu também ainda não testei!
        Mas várias vezes uso vermouth ao invés de vinho… fica bom também!

        Responder
  2. calebe em novembro 3, 2010 diz:

    Hmmm… já fiz com vinho branco, com vermouth e uma vez até com cachaça, mas suco de frutas ainda não! Mas quem sabe em breve!

    Responder
  3. calebe em setembro 29, 2016 diz:

    Cerveja preta para Risoto com lingüiça toscana, carne seca, etc

    Responder
  4. calebe em março 30, 2017 diz:

    Gostaria de saber se a pera é madura ou mais pra verdinha?obrigada.

    Responder
    • calebe em março 30, 2017 diz:

      Oi Silvia! Tem que estar num ponto já comestível, mas ainda firme, senão nem dá pra cortar e vira uma papa!
      Também depende da pera que você escolher. Eu prefiro a Williams, acho que tem mais sabor e é mais macia e suculenta.

      boa sorte!!!

      Responder

Trackbacks para este post

  1. Risoto de alho poró | Eu já comi

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version