Comi junto com filé com manteiga de ervas
No supermercado em que fui tinha funghi chileno e italiano. Escolhi o primeiro, confesso, por ser a metade do preço. Funghi vai bem com qualquer carne vermelha, ou quem sabe até com um salmão. O importante é combinar com uma carne que tenha personalidade, porque esse prato é bem temperamental. Ah, e se é seu primeiro risoto, leia antes esta outra receita, que é mais detalhada.
1 cebola bem picada
1 talo de salsão, picado
2 dentes de alho, picados
200g de arroz arbóreo ou carnaroli
1 tablete de caldo de legumes
100ml de vermouth ou vinho branco
50g de parmesão ralado fresco
1 colher de sopa de manteiga
100g de funghi secci
Algumas gotas de suco de limão
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
dá pra 4 pessoas
Tudo começa lavando o nosso querido funghi e deixando-o de molho na água morna por 30 minutos, para que reidrate. Enquanto isso, siga o ritual do risoto, cebola, salsão, alho, arroz, vermouth ou vinho branco etc e tal. A diferença é que na primeira concha de caldo de legumes, você joga junto uma concha da água em que o funghi está de molho, só para ser ousado mesmo.
Quando o arroz estiver a uns 5 minutos do cozimento, junte o funghi, devidamente cortado em pedaços abocanháveis. Ele deve terminar de cozinhar junto com o arroz, e fazer amizade com ele durante esse pouco tempo. Vá nutrindo-os com o caldo de legumes, sempre que necessário. Eu não jogaria mais água do funghi, porque senão escurece demais o risoto, mas experimente como quiser.
Desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão fresco, acerte o sal e pimenta do reino, misture bem e deixe descansar por uns 10 minutos, para os ingredientes se acalmarem. Finalize no prato com mais parmesão e algumas pouquÃssimas gotas de limão (achei interessante esse detalhe no final do gosto). Como eu disse, o risoto tem personalidade…
É comum no conhecimento popular brasileiro a tradicional história da feijoada: um prato criado pelos escravos. Porém, serÃ...
Uma receita marota de costela de boi desmanchando no molho à base de cerveja. Aprenda como fazer essa maravilha!...
Confira algumas ideias de receitas deliciosas sem carne para a sexta-feira da paixão e semana santa....
Ah… agora sim o risoto recebeu o prestÃgio que ele merece!
[…] variar, se você nunca leu esta receita, nem esta nem esta outra, lá vai: siga o ritual do risoto, cebola, salsão, alho, arroz, vermouth ou vinho […]
Que isssssssssss!!!!
jantei no Osteria Matiazzi hoje aqui em casa! Melhor risoto ao funghi que eu já comi! e fui eu que fiz! Que auge é esse que não passa?
Mantenha, meu rei!