Spaghetti alho e óleo

17 dezembro, 2009 Massas Tags:, , , , , , 4 Comentários

spaghetti alho e oleo

Alho e óleo seria uma das maneiras mais básicas que alguém poderia cozinhar spaghetti. Fácil? Eu não acho. Depois que você faz muitas vezes, começa a ficar realmente exigente com o resultado. Como os ingredientes são poucos, é muito fácil perder o equilíbrio entre eles. Ou melhor, difícil encontrá-lo.

250g de spaguetti nº 5
4 dentes de alho

1 punhado de salsinha
bem picada
Sal e pimenta do reino
Azeite extra-virgem

Rende 2 porções

Primeiro segredo: cozinhe o macarrão em uma água super salgada, tipo uma água do mar. E com um fio de azeite. Isso vai dar uma graça ao prato. Enquanto isso…

Fatie o alho em lâminas finas. E agora o maior segredo (aquele que nem eu mesmo desvendei): aqueça um pouco de azeite numa frigideira, sem deixar estalar, e frite o alho. Ele tem que ficar dourado, mas não pode tostar, nem cozinhar demais por dentro, senão amarga. Nas palavras de MC Hammer, It’s tricky.

Mais uma dica: não escorra o macarrão. Quando o spaghetti estiver al dente (uma definição de al dente: precisa usar os dentes para comer), retire-o direto da água para uma vasilha, e adicione uma concha dessa água a ele. Azeite pouco é bobagem para esse prato… seja generoso. Acrescente o alho, a salsinha bem picada, e ajuste sal e pimenta-do-reino à gosto. Misture gentilmente, e está pronto. Agora eu quero ver se ficou bom.

4 Comentários

  1. calebe em dezembro 19, 2009 diz:

    Uai Calebe,nem sabia que você tinha virado chef! Adorei seu blog! Parabéns pela escolha das receitas e pelas explicações que não deixam dúvidas quanto ao modo de fazer.Já está nos meus favoritos!um beijoRaquel

    Responder
  2. calebe em dezembro 22, 2009 diz:

    O que significa "não estalar o azeite"?

    Responder
  3. calebe em dezembro 29, 2009 diz:

    É tipo quando fica quente demais, e começa a espirrar! Desculpas pelo neologismo.

    Responder
  4. calebe em abril 13, 2017 diz:

    Muito bom Calebe,
    Fiz e ficou uma delicia..
    Boa dica..

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version