Spaguetti alla carbonara

31 maio, 2009 Comida italiana, Massas Tags:, , , , 2 Comentários

massa alla carbonara

Eu estava procurando por um concorrente para o penne alla vodka como minha massa rápida charmosa favorita. Pintou a idéia de fazer um carbonara, e resolvi testar. Claro que eu nem tento fazer isso com creme de leite que não seja fresco, muito menos com parmesão de pacotinho… seria um atentado a Roma. Outra coisa importante é não ter medo de pimenta do reino: ela é que deixa o prato gostoso.

500g de spaguetti nº 5
200g de bacon, picadinho
100g de queijo parmesão ralado fresco
300ml de creme de leite fresco
3 gemas
Azeite extra-virgem
Pimenta do reino moída (na hora se puder)
Sal a gosto

dá pra 4 comerem

Coloque a água do spaguetti para ferver. Pique o bacon e jogue na frigideira, até com um pouco de manteiga e azeite se quiser. Deixe ele por lá até secar um pouco. Reserve.

Numa tigela, bata com um garfo o creme de leite, as gemas e o queijo parmesão, até que misturem bem. Adicione um pouco de sal e pimenta do reino. Reserve também.

Passe o spaguetti na água, e, quando pronto, escorra, e volte para a mesma panela quente. Acrescente o bacon, distribuindo os pedacinhos pela massa. Acrescente um pouco de azeite, para facilitar o manuseio da massa. Acrescente então o molho, misture bem, e sirva rápido, porque se esfriar perde a graça.

Finalize com pimenta do reino moída na hora, sem dó.

NOTA IMPORTANTE: os puristas rezam que a receita correta é sem creme de leite, e deve utilizar a proporção de 1 ovo inteiro por pessoa. Além disso, pode-se usar pancetta, ou até bochechas de porco, ao invés do bacon. Como eu ainda não testei, deixo aqui o desafio para quem quiser experimentar essa variação também!

2 Comentários

  1. calebe em novembro 14, 2012 diz:

    Receita bem interessante, so dispenso a pimenta por ter alergia!

    Responder

Trackbacks para este post

  1. Spaghetti alla Carbonara – TriFood

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version