Tagliatelle com camarão e abobrinha

25 julho, 2012 Comida italiana, Massas Tags:, , , 1 Comentário
Receita original no livro La Grande Cucina Italiana
receita de tagliatelle com camarão e abobrinha

Viajar para a Itália chega ao ponto de ser ridículo. Você não quer sair de casa a não ser para ir ao mercado comprar os melhores ingredientes que eu já comprei pelos menores preços que eu já vi. Essa receita é uma declaração da minha rendição pelo amor à comida que têm os italianos, pela qualidade de tudo o que cozinham e comem, e só. Sem duplo sentido. E o que falar desse prato? Falta de respeito é não cozinhá-lo várias e várias vezes.

300g de tagliatelle de boa qualidade
300g de camarões médios
3 abobrinhas italianas

8 tomatinhos uva
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino

dá pra 4 pessoas

Limpe os camarões, claro, sem casca e o fio negro. Retire as laterais da abobrinha, no sentido longitudinal (de comprido, duh), e descarte o miolo. Faça tiras o mais finas possível, compridas, como se fossem um espaguete. Aqueça uma frigideira grande com azeite e o alho bem picadinho, acrescente a abobrinha e os tomatinhos e frite-os por 2 minutos. Coloque tudo de lado, dentro da própria panela, e acresente os camarões devidamente temperados com sal e pimenta, que também devem fritar por poucos minutos de cada lado. Ajuste o sal e a pimenta da mistura… assim que misturar tudo.

Eu não vou nem explicar que tem que passar a massa na água quente com sal, que não precisa de óleo e que ela deve estar cozida al dente – cortável com os dentes. Francamente, a essa altura do campeonato você já deveria saber. Mas tem uma nova: quando for escorrer o tagliatelle, separe duas conchas do caldo que ficou e jogue no molho, já pronto, antes de misturar tudo. Seu macarrão vai ficar mais molhado e tudo vai fazer mais sentido junto. Não é o máximo?

E fica a dica: se você é sortudo de ter um pouco de pepperoncino, não tenha medo de usar! Esfarele um pouco na frigideira junto com o alho e seja piu felice!

1 Comentário

  1. admin em março 25, 2017 diz:

    huuuuuuuuuummmmmmmmmm ja comi shua shua

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version