Torta de limão

16 fevereiro, 2011 Sobremesas Tags:, , , , , 7 Comentários

Eternizada em inúmeros filmes por fantasia culinária de seus diretores, a torta de limão é um clássico de todos os tempos. Quem não se lembra de Frankie Dunn(Clint Eastwood), em Menina de Ouro, obcecado por encontrar alguém que lhe faça uma torta de limão caseira? Então… taí uma torta que não é difícil de fazer, mas que causa uma ótima impressão. É claro que se o seu jantar for um sucesso, não custa ir avisando aos poucos: “tem sobremesa… guarda um espacinho…”. Faça essa receita em dobro se quiser fazer uma torta alta em uma forma de 30cm de diâmetro (igual a da foto).

7 colheres sopa de farinha de trigo
2 colheres sopa de maizena
2 ovos
2 colheres sopa de margarina
8 colheres sopa de açúcar refinado
1 colher chá de sal
1 colher chá de fermento em pó
1 lata de leite condensado
Raspas e suco de 5 limões

rende 12 fatias

Comece pela massa: misture a farinha de trigo à maizena, as 2 gemas (devidamente separadas das claras), as duas colheres de margarina, uma colher de chá de sal, uma de chá de fermento e uma colher de sopa de açúcar. Misture com as mãos até dar liga, e forre o fundo e as laterais de uma forma de 15-20cm de diâmetro. Aperte bem a massa na forma, e tente deixá-la o mais uniforme possível em espessura. Fure toda a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa por 10 minutos. Retire e deixe esfriar.

Enquanto isso, misture o leite condensado ao suco e raspas dos limões e despeje na forma, por cima da massa pré-assada, levando à geladeira. Se quiser, reserve um pouco das raspas para jogar por cima de tudo no final.

Enquanto isso, bata as claras em ponto de neve, com 7 colheres de açúcar refinado. Espalhe bem essa massa branca deliciosa e aveludada por cima da torta. Se quiser, use uma colherinha de café para fazer os picos, enfiando-a de leve nas claras em neve e retirando e girando ao mesmo tempo, num movimento prazeroso e delicado.

Leve a torta ao forno baixo novamente, por cerca de 10 minutos ou até o suspiro (a massa branca de cima) pegar um bronzeado legal. Depois, é só levar à geladeira por cerca de 6 horas e está pronto para desenformar!

7 Comentários

  1. calebe em novembro 2, 2012 diz:

    Humm.. delícia! sou fã de torta de limão!! Fiz uma ontem, os ingredientes que usei foram um pouco diferentes, mas com certeza a próxima torta de limão que eu fizer, vou seguir sua receita para experimentar. A receita da torta que fiz ontem é a seguinte.. na MASSA utilizei 2x de farinha de trigo, 150g de margarina (aproximadamente 4 colheres bem gordas) e 1 ovo. No RECHEIO, bati no liquidificador 2 latas de leite condensado, 2 latas de creme de leite e o sumo de 5 limões. Por cima preparei um marchimelow.. enquanto bati 3 claras de ovo na batedeira, coloquei 2x de açúcar no fogo com 1x de água, deixei ferver até atingir o ponto de fio, em seguida adicionei à clara batida. Levei ao forno por 10 min. pra dourar.. e geladeira!! Ficou muito boa, inclusive está quase acabando!

    Responder
  2. calebe em maio 7, 2013 diz:

    Calebe, e para desenformar? Tem que untar nao? Nao quebra? Da as dicas para sua amiga que e Amadora em doces! Bjos

    Responder
    • calebe em maio 12, 2013 diz:

      Não precisa untar não… a massa já é amanteigada! Vai com fé! rsrs…

      Responder
  3. calebe em outubro 1, 2014 diz:

    O leite condensado não tem q ser fervido p ficar consistente?

    Responder
  4. calebe em outubro 1, 2014 diz:

    Valha-me valha-me Deus!
    A Luciana esperou um mês e cinco dias pela resposta!
    Estou querendo fazer a torta amanhã.
    Vou cozinhar a lata de leite ou fazer igual brigadeiro mas, sem o chocolate e depois acrescentar o suco.

    Responder
    • calebe em outubro 1, 2014 diz:

      Oi Marcela!
      Nesse caso eu não fervo não, só bato tudo junto mesmo.
      Boa sorte com a sua torta! Conta aqui pra gente depois como ficou e se você tem mais alguma dica pro pessoal ;-)

      Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version