Tropeiro rico do Jota – o melhor feijão tropeiro do mundo

7 janeiro, 2010 Comida mineira Tags:, 9 Comentários

Esse Jota sabe das coisas. O feijão tropeiro é cheio de marra, cheio de segredos caseiros para melhorar o resultado, e cheio de escolhas que você tem que fazer também. A escolha do Jota foi enriquecer o tropeiro tradicional com algumas carnes. Ou seja: o tropeiro ficou rico.

foto do feijão tropeiro rico do Jota

400g de feijão carioquinha
1 cebola grande, picada em cubos
2 dentes de alho

200g de bacon, picado
100g de linguiça calabresa, picada
100g de linguiça de porco
200g de lombo defumado, picado
Torresmo (à gosto)
4 ovos grandes
1 xícada de farinha de mandioca
Sal e pimenta do reino
Óleo para fritar

Rende 6 porções

Primeiro passo é cozinhar o feijão no ponto certo: inteiramente cozido, mais ainda bem firme, para não desmanchar ou “empapar”. Algo como 30 minutos numa panela de pressão. É bom abrir um pouco antes e deixar cozinhar mais lentamente no final, para não errar o ponto. Escorra bem e reserve.

Escolha uma panela bem grande e larga, porque o tropeiro precisa de espaço. Aqueça-a bem, e adicione o bacon, que deve fritar na própria gordura. Depois, adicione as linguiças e o lombo, e em seguida a cebola e o alho. Quanto estiver tudo bem fritinho, reserve essas carnes dentro da própria panela, arredando tudo para o lado (arredar é coisa de mineiro; pode ser empurrar). Coloque os quatro ovos, e assim que eles “formarem” (a clara endurecer), corte-os e vá mexendo, como se fossem ovos mexidos.

Nesse ponto, misture tudo, e adicione a farinha. Deixe que os ingredientes se combinem por alguns minutos. Pode usar mais óleo, se necessário. A quantidade de farinha deve ser suficiente para absorver toda a gordura, sem deixar o tropeiro seco. Quando estiver tudo uma coisa só, adicione o feijão e misture novamente.

Finalizando o seu feijão tropeiro

Desligue o fogo e adicione as folhas de couve, que devem ser picadas em tirinhas da menor largura possível. Quanto mais finas, melhor! Misture bastante e está pronto. Eu gosto de decorar o meu tropeiro rico com tomates picados e limão. Torresmo é outro opcional.

Sirva com arroz branco, Batata da Cora, pinga da boa e/ou cerveja gelada. Chama o Jota que ele vai.

9 Comentários

  1. calebe em janeiro 21, 2010 diz:

    Olá Calebe,Já está no ar o concurso “Vamos trocar receitas?” 2. Envie uma receita doce ou salgada com Azeite Borges e concorra a um kit de produtos da Borges! Toda semana uma receita é premiada. Acesse o blog da Borges ou a página no Facebook e confira o regulamento!Link do Blog:http://www.borgesalimentos.com.br/blog/Link do Facebook:http://www.facebook.com/notes/borges-brasil/concurso-vamos-trocar-receitas-2-prepare-suas-receitas-para-ferias-e-carnaval-e-/262024329027#/pages/Borges-Brasil/159057429020 Att. Equipe Borges Brasil

    Responder
    • calebe em junho 11, 2012 diz:

      EU SEI UM SABE QUAL FEIJAO TROPEIRO MAS VC NAO VAI QUERER NE PORQUE SO EU SEI FAZER TEM AZEITONA FRANGO TORRESMO SALAME

      Responder
      • calebe em junho 11, 2012 diz:

        EU DI NOVO SABE VOU FALAR PARA VC UMA COISA POSSO ATE FALAR MAS VC TEM QUE SAI DA FILA PARA FICAR GORDA NE QUERIDINHA NAO VC NAO E QUERIDINHA VC E UMA SAFADINHA

        Responder
        • calebe em junho 11, 2012 diz:

          Deve ser uma delícia hein? O feijão, né?

          Responder
  2. calebe em junho 24, 2010 diz:

    Que foto perfeita!!!Fiquei com inveja… hehehehehe…

    Responder
  3. calebe em setembro 28, 2015 diz:

    Muito boa receita!! Amei! Vejam também esta receita: http://www.tudoreceitas.com/receita-de-feijao-tropeiro-139.html

    Responder
  4. calebe em dezembro 29, 2017 diz:

    30 minutos? Cozinhando o feijão?.. menos tempo, bem fiz 250 Gr dia desses e cozinhei 5 min na pressão e deixei mais um pouco.. quanto mais ao dente melhor.

    Responder
    • calebe em dezembro 30, 2017 diz:

      Depende muito da quantidade de feijão, de água, tamanho e material da panela, Lucy. Mas que bom que você acertou o ponto!

      Responder

Trackbacks para este post

  1. O Papo e Comida » O Feijão Tropeiro

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version