Traga o oriente para dentro de casa!
Não existe uma época específica do ano e nem uma estação ideal para apreciar a delícia de um sushi bem feito em casa, na companhia da pessoa amada ou entre amigos que ajustaram as finanças por causa da crise econômica.
Vamos começar arrumando as mesas, diminuindo a iluminação e acendendo algumas velas nipônicas, pois com poucas dicas é possível saborear a culinária Japonesa sem passar vergonha. Tudo isso sem comprometer o bolso, criando uma atmosfera tão aconchegante quanto os cenários de respeito e tradição dos mais famosos restaurantes japoneses.
Assim como muitas comidas tradicionais, a história do sushi está repleta de lendas e folclore. Uma crença antiga fala sobre as esposas japonesas, explicando que uma senhora mais idosa começou esconder seus potes de arroz em um ninho de águias, com receio de que pudessem roubá-la. Tempos depois ela recuperou os potes e percebeu que o arroz havia começado a fermentar.
Ela descobriu também que os pedaços e os restos de peixes que as águias comiam haviam se misturado ao arroz. A mistura estava muito saborosa, pois o arroz serviu também para preservar o peixe, iniciando um processo de prolongamento da vida útil dos mariscos e dos frutos do mar.
Apesar de ser uma história interessante, as verdadeiras origens do sushi são mais misteriosas. Quando pesquisamos em referências técnicas encontramos uma menção em um dicionário do século quarto que diz: “…Peixes salgados foram colocados em arroz cozido, causando o processo de fermentação”.
Mesmo que não suporte a ideia de peixe cru, algumas receitas saudáveis podem ser reproduzidas em casa usando todos os tipos de variações interessantes do conceito original do sushi, sem comprometer a tradição e o ritual.
Primeiramente, vamos necessitar de alguns ingredientes:
Para temperar o arroz vamos precisar de:
Recheios – Sugestões
Para preparar, vamos usar:
Deixe os rolinhos de molho em água por 1 hora e depois de secar bem, corte em fatias ao longo do comprimento. Deixe de molho em vinagre de arroz por 45 minutes.
Lave muito bem até que a água branca não escorra mais. Cozinhe o arroz (arroz e água em partes iguais). Após ferver, reduza o fogo e deixe por 8 a 10 minutos. Toda água deve ser absolvida. A seguir coloque o arroz em uma base rasa, adicionando cuidadosamente o vinagre de arroz, açúcar e o sal, resfriando o arroz com um secador de cabelos no “frio”.
Se tiver usando a esteira de bambu (ou pano de prato) cubra a superfície com filme transparente para evitar que o arroz grude. Apanhe uma folha da alga nori, corte no tamanho da esteira. Coloque uma porção do arroz que acabou de fazer, espalhando pela massa, sem deixar excessos nas margens. Aperte gentilmente até ficar firme.
Regue 1 colher de gergelim sobre o arroz. Use os temperos e escolha os recheios da sua preferência. Segure com as duas mãos e coloque os ingredientes levemente distribuídos na superfície da esteira de arroz.
Agora que já preparou seu sushi com as preferências escolhidas, comece cuidadosamente enrolando a camada como se fosse um rocambole. Termine com um rolo longo e bem firme, revestido com a alga nori.
Corte as fatias, sente-se e aprecie a delícia que acabou de preparar no conforto da sua casa, por um terço do preço.
Em tempos de crise isso é um enorme bônus!
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Aprenda a fazer uma tradicional rosquinha de pinga, uma quitanda maravilhosa que é o par perfeito daquele cafezinho ;-)...