Yakisoba

13 dezembro, 2010 Comida chinesa Tags:, , , 11 Comentários

yakisoba-1

Fiz esse prato para +- 40 pessoas no meu último aniversário e deu bem certo! Além de poder brincar com os ingredientes à vontade, se você deixar tudo picado com antecedência acaba não dando muito trabalho na hora. Peguei emprestado com a minha amiga profissa Thays do E pra Hoje (aliás recomendo!) um wok, já que ela, que tem olhos puxados, não poderia deixar de ter essa panela maravilhosa. É só usar os palitões para mexer que não arranha a Wok, né japa?

1 pacote de macarrão próprio para Yakisoba
200g de camarões médios limpos ou carne de porco, boi ou frango em cubos
Acelga picada em tiras
Repolho verde picado em tiras
Cenoura picada em tiras
Cebola picada em meias rodelas
Brócolis ninja quebrado em pedaços pequenos
Couve-flor quebrada em pedaços pequenos
Pimentões coloridos picados em tiras
500ml de molho próprio para Yakisoba
1 pacotinho de Hondashi (tempero de peixe)
1 colher sopa de óleo de gergelim
Óleo de soja para fritar

rende X porções (entre 6 e 8 eu acho)

A primeira dica master da japa foi: cozinhe o macarrão normalmente, com alguma antedecência, e enrole algumas porções, e guarde na geladeira. Assim fica mais fácil controlar o wok. Pique tudo com antecedência também. Obs: o macarrão chinês faz toda a diferença, não vai usar o normal. No desespero, vai de miojo.

Primeira coisa é deixar o wok ficar bem quente, lançar um bocado de óleo e fritar a carne escolhida um pouco antes do ponto. Eu temperei a carne (ou o camarão) com um pouco de sal e pimenta do reino, para que tenha gosto desde sempre.

Como você leu, eu não fiquei estipulando quantidades de cada vegetal porque simplesmente vai no olho. Tente começar colocando a mesma quantidade de cada um e coma para ver como fica. Coloque os vegetais mais duros no começo e as folhas no final, numa sequência como couve-flor, brócolis, cenoura, pimentões, cebola, repolho e acelga. O macarrão já cozido entra, na minha opinião, antes das folhas. Durante todo o processo vá colocando o molho de yakisoba (que eu pesquisei como fazer, achei difícil e fiquei feliz com o resultado dos que usei prontos). O hondashi vai indo junto também. Já o óleo de gergelim deixei para colocar no finalzinho, perto da hora de servir.

Sobre os vegetais, dizem que os chineses gostam deles crocantes, ou seja ainda meio crus. Eu deixei eles al dente, se é que se pode dizer isso! Mas fica a seu critério. Já sobre o molho, usei das marcas Alfa e Sakura, achei Alfa mais gostoso. O óleo de gergelim dá um toque exótico que achei interessante, o hondashi a mesma coisa.

Vou reproduzir aqui o comentário que mais me agradou na noite: “eu não como metade dos ingredientes que você usou, mas nesse caso de hoje estou abrindo uma exceção porque tá incrível!”. Ha…

yakisoba-2

 

###ATUALIZAÇÃO###

O Yakisoba é um prato de origem chinesa, mas se tornou popular no Japão, tendo diversas alterações na receita, como o próprio tipo de macarrão que usamos hoje. Então não dá pra gente dizer quem é o dono de verdade. O importante é comer, minha gente ;-)

11 Comentários

  1. calebe em outubro 28, 2012 diz:

    estou abrindo um restaurante quero acrescentar uns pratos orientais que tal esse hum vai ficar uma delicia

    Responder
  2. calebe em julho 24, 2013 diz:

    Ai, adoro yakissoba! Foi um dos primeiros pratos asiáticos que eu me arrisquei a comer – tinha minhas dúvidas no começo, mas agora amo demais! Eu costumo comer o do Chi Fu (http://www.locamob.com.br/chi-fu/details) – apesar de ser difícil a comunicação por lá, a comida é excelente, haha.
    Vou tentar fazer um casa um dia, obrigada pela receita :)

    Responder
  3. calebe em novembro 30, 2013 diz:

    COMIDA JAPONESA QUE GOSTO…YAKISSOBA !…NAO COMO NENHUMA COMIDA CRUA! NÃO GOSTO!
    SÃO TANTAS COMIDAS BOAS…DEPENDE DO DIA E DA HORA , SEMPRE E BOM VARIAR O CARDÁPIO, MAS NADA MELHOR QUE UM BOM PRATO DE MASSAS OU UM ARROZ COM FEIJÃO,QUE COMBINA COM TUDO!…COM UMA SALADA…OU COM CARNE…OU ATE COM OVO FRITO,CONHEÇO UMA COMIDA RUSSA QUE GOSTO MUITO : (ROSCOVO),CONHECE ?…ARROZ COM OVO.

    Responder
    • calebe em março 2, 2015 diz:

      COMIDA JAPONESA QUE GOSTO…YAKISSOBA ! O prato é chinês, o anta!!! Vá comer arroz com feijão e ovo.

      Responder
      • calebe em março 3, 2015 diz:

        Otavio, alguns dizem que é de origem chinesa, outros que o Yakisoba só se tornou o que é depois da influência japonesa. É como dizer que o macarrão é comida chinesa, e não italiana, entende?
        De toda forma obrigado pelo comentário, e já fiz a correção no post.

        Responder
  4. calebe em fevereiro 25, 2014 diz:

    tá ai uma das minhas receitas preferidas , afinal moro em uma Cidade onde a maioria de seus minícipes são de origem japoneza.

    Responder
  5. calebe em setembro 18, 2017 diz:

    obrigada pela sua receita, adoramos yakisoba mas não sabiamos fazer, e obrigada por ajudar-nos em um trabalho de português. beijos

    Responder
  6. calebe em setembro 20, 2018 diz:

    O Molho para o Yakisoba é bem facil de fazer.

    1 parte de água fria
    1 parte de shoyou
    1 colher de sopa de amido de milho ( a famosa maisena)
    (também coloco um pouco de óleo de gergelim)

    -misture tudo em uma panela sem levar ao fogo, elimine toda e qualquer “pelota” de amido.

    -Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, para que não grude.
    -Quando perceber que o molho esta engrossando, prove e verifique a necessidade de acertar o sabor com shoyou, caso esteja sem sal, ou com água caso esteja salgado. retire do fogo e despeje em cima do macarrão frito com os legumes.

    Responder
  7. calebe em novembro 6, 2018 diz:

    Delicia em

    Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version