Aqui na família do Jota, a caipirinha é um conhecimento sagrado, que passa de vô para neto. Vez ou outra a gente varia uma fruta, e coisa e tal, mas nunca varia demais. Só pra alinhar, a receita básica envolve um limão inteiro, cortado em 8 pedaços; 1 colher de sopa de açúcar, ou 6 gotas de adoçante, ou então nada para adoçar (boa parte da minha família não adoça); algumas pedras de gelo filtrado e mais 2 colheres de sopa de gelo moído.
O ideal é fazer a caipirinha diretamente no copo em que for servir. Coloque o limão picado com o açúcar ou adoçante e, com um socador, esprema de leve para sair um pouco do suco, mas sem forçar a barra. Acrescente o gelo em cubos e moído até preencher o copo, e depois de uma a duas doses de cachaça por cima (30 a 60ml). Misture com uma colher ou canudo, e está pronto!
A receita eu sabia que você sabia, mas tem uns detalhes que valem a pena a gente discutir. Por isso, confira as minhas 7 dicas para uma caipirinha perfeita:
O tipo limão preferido é o Tahiti. Quando você pega nele, acaba tendo uma ideia do que tá rolando por dentro. Ele deve estar macio e com a casca mais lisa, o que significa que está maduro para consumo e terá uma quantidade legal de suco. Muita calma nessa hora! Afinal, o limão é 1/3 da sua caipirinha. Você deve usar 1 limão por pessoa.
A parte branca no miolo do limão é amarga. Evite-a cortando em volta dela, de cima para baixo. Eu costumo descartar esse miolinho que sobra. Tem gente que curte cortar o limão em rodelas. Eu só acho legal se for pra decorar o prato.
Não deve ser uma cachaça excepcional, senão também vai ser um desrespeito com o produtor. Mas uma cachaça limpa, de boa qualidade, vai garantir um sabor melhor agora e menos ressaca amanhã. Algumas marcas que eu gosto de usar são Salinas, Vale Verde, Germana, Lua Cheia, Prosa e Viola, Gouveia Brasil e
Essa dica é bem legal. Se você só espremer o limão e jogar a cachaça, a bebida fica muito forte, e acaba só ficando legal depois que um pouquinho do gelo derreter. Por que não acelerar esse processo usando gelo moído? Dá uma amenizada, aumenta o volume da bebida sem perder a qualidade e ainda dá todo um charme para a apresentação. Um canudinho é recomendado para não ficar beijando gelo, mas os puristas dirão que é um intermediário desnecessário e que te distancia dos aromas da bebida. Aí já fica a seu critério.
Primeiro macere o limão com um socador, levemente para não amargar. Depois acrescente o açúcar (se for o caso), depois o gelo inteiro e o moído, depois a cachaça, por cima do gelo. Cada um no seu quadrado, por seu motivo. Por exemplo, por a bebida por cima do gelo garante que ela vai resfriar mais rapidamente que se você fizer na ordem oposta.
Não cabe mais que duas ou três doses num copo adequado, com todo o gelo e limão necessários. Se fizer numa coqueteleira, quem sabe até seis doses e ponto. A não ser que você queira fazer igual a esses caras aqui:
Ou não. Você é que sabe, meu rei.
com foto do shutterstock
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Deixa eu te perguntar uma coisa… Eu não gosto de amassar o limão, por que acaba amargando. Eu prefiro cortar ao meio, e furar ele com um garfo… Sai bastante suco. Devo continuar fazendo isso, ou devo ver outro método de amassar, mas sem amargar? Amei o post. Bjs ????????????
Boa pergunta! Eu não esmago com toda a força, então não exijo muito da casca… e aí não fica tão amargo. Amargo mesmo acho que não é a casca verde, e sim a parte branca dela. Mas vale a pena tomar uma de cada pra comparar! Na pior das hipóteses, você vai ficar bêbada e achar tudo uma maravilha.
Gente, na minha opinião, o segredo pra não amargar e tirar a parte branca e não macerar com muita antecedência. Limão espremido ou macerado, parado, amarga mesmo????
Quero fazer 2 litros de uma vez só, pois vamos estar em muitas gente e ninguém vai querer parar para ficar fazendo.
Como devo fazer, para ela não amargar com o tempo?
Obrigado
Fazer uma quantidade menor, meu amigo :-(((
Não compreendi direito como retirar a parte que amarga. Obrigada!
o miolo branco do limão, tipo um cabinho que passa pelo centro dele! :-)
OI!
eh possivel fazer em grande quantidade e a colocar numa garrafa de vidro como as de suco (tipo ponche) para que as pessoas se sirvam quando sentirem vontade? se sim, qual o segredo de preparo para grande quantidade? e quanto tempo essa mesma quantidade pode ficar em exposicao?
desde ja obrigada!