Depois do bacalhau da Rita de Cássia, chegou a hora do Bacalhau à Gomes de Sá. Confesso que fiz uma breve pesquisa para ver diferenças entre as receitas, e o que mais me surpreendeu é que não existe muita diferença. São fundamentais um belo bacalhau e um bom azeite. Se você é daqueles que come muito azeite por que acha que “faz bem”… esse prato vai te deixar novinho em folha.
300g de bacalhau em lascas
1 litro de leite
500g de batatas
1 punhado de azeitonas pretas sem caroço
1 punhado de salsinha, bem picada
1 cebola, picada
1 colher sopa de manteiga
Muito azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
rende 4 porções
Deixe o bacalhau de molho na água de um dia para o outro, trocando a água 3 vezes. É o famoso demolhar o bacalhau. Quando for preparar o prato, cozinhe as lascas de bacalhau no leite durante 15 minutos, sem deixar ferver. Escorra, desfie o bacalhau ainda quente e reserve.
Cozinhe as batatas em água com muito sal. Descasque-as ainda quentes, e corte-as em rodelas de +- 0,5cm de espessura.
Numa panela que vá ao fogo e ao forno, aqueça um pouco de azeite e a manteiga. Frite a cebola picada em meias rodelas por 2 minutos. Acrescente as batatas, mexendo bem, deixe corar um pouco, e a seguir junte as azeitonas pretas sem caroço e o bacalhau. Frite por mais 2 minutos, só para dar um sabor, ajuste o sal, regue tudo com bastante (mas é bastante mesmo) azeite, misture com cuidado para que o azeite embale os ingredientes, e leve ao forno por uns 20 minutos.
Quando as batatas ficarem coradas, está na hora de tirar do forno. Regue com mais azeite, e finalize com salsinha picada. Depois, coloque um pouco mais de azeite e sirva. Com o vidro de azeite na mesa, claro.
Essa é uma das receitas de bacalhau mais tradicionais que se tem notícia. O mito tem nome: José Luís Gomes de Sá Júnior, um negociante de bacalhau na cidade do Porto, Portugal. O bigodudo vendeu a receita a um amigo, que possuía um restaurante no centro da cidade, e assim foi conhecido. O grande diferencial da receita é amaciar as lascas de bacalhau no leite, além da simplicidade dos ingredientes.
Tá a fim de comer mais dessa iguaria? Dá uma olhada nas minhas outras receitas de bacalhau!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Adorei a receita do bacalhau, a minha mãe adora… faz muito em postas e esse é prático e delicioso. Vou fazer em casa e depois dou notícias!Abraços,Alessandra.
[…] Tive que replicar aqui. Esses pratos com nomes próprios são sempre um mistério: Chateaubriand, Gomes de Sá e hoje Belle Meunière, que teria alguma coisa a ver com a mulher do cara do moinho ou sei lá. O […]
experimente mais simples: coza as batatas e o bacalhau assim como um ovo por pessoa; as batatas corte aos cubos. Aloure em azeite(muito porque tanto as batatas como o bacalhau absorve o azeite) a cebola cortada em rodelas finas +sal e pimenta. Descasque os ovos e reserve. Junte as batatas e o bacalhau desfiado á cebola alourada e envolva com cuidado no azeite para não esmagar as batatas. Ponha na travessa e cubra com o ovo cortado em cubos e salsa picada. Em Portugal o bacalhau á Gomes de Sá não vai ao forno. Um abraço.
Obrigado pela dica de além-mar! Vou experimentar!
em portugal, vai ao forno sim :)
;)
Vai não ????
Vai não ????
Gostaria de deixar meu agradecimento pela receita que é muito
boa facil de fazer e deixou meus convidados com agua na boca.
Parabens.
De todas as receitas consultadas ainda sou mais a Bacalhoada da minha Avó todos os ingredientes mencionados porem regado com um delicioso Molho de Tomate feito na hora……
Delícia!!!
Italiana na certa. Deve ter ficado muito bom. Adoro tomates.
Por que ferventar no leite ?
Reza a lenda que fica mais molhadinho…
surgiu uma duvida. é leite de coco ou leite de vaca?
De vaca! De preferência as cegas virgens, que tem um leite mais puro! ;p
Sou cozinheiro e sigo exatamente deste jeito. Parabéns.