Chega a Semana Santa e tudo o que eu penso é bacalhau. Ovo de páscoa? Não, bacalhau. Feriado? Não, bacalhau. E se quiser falar com sotaque de Purtugál, fale “Vacalhál”. Tem várias receitas legais aqui, como o Gomes de Sá, o bacalhau à mineira, o bolinho perfeito e até a brandade. Vai lá dar uma olhada nelas, mas depois volta pra cá porque a bacalhoada tradicional chegou.
Quando eu percebi que tinha várias receitas menos a mais óbvia bacalhoada, fui correndo pra cozinha. E apliquei alguns pequenos segredos que vou revelar hoje, para dar um toque pessoal numa receita tão tradicional.
500g de bacalhau
500g de batatinhas pequenas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 cebolas
2 cabeças de alho
2 ovos cozidos (se for caipira, melhor)
200g de azeitonas pretas
200g de tomate uva ou tomate cereja
1 punhado de folhas de salsinha, picadinha
1 ramo de tomilho fresco
1 ramo de orégano fresco
1 ramo de alecrim fresco
uma colher sopa de pimenta do reino em grão, ou mix de pimentas em grão
pimenta do reino moída na hora
sal grosso
300ml do melhor azeite que você puder comprar
dá pra 4 pessoas comerem rezando
O segredo é dessalgar o bacalhau em 48 horas, trocando a água no total umas 4 vezes, sempre na geladeira para a água não cozinhar o bacalhau aos poucos. Quanto mais alto for o seu bacalhau, mais necessárias são essas 48h – ou até mais – para ele dessalgar na tranquilidade. Se você tem um orçamento reduzido, dá pra usar tipos mais simples. Escolha um fornecedor de confiança e não compre só pelo preço. Tome cuidado para não comprar o “peixe tipo bacalhau”, porque aí meu amigo, minha amiga, é que você estará comprando gato por lebre.
Depois de dessalgado, retire a pele, espinhos etc do que tiver vindo de não-comestível do seu bacalhau. Regue com boa quantidade de azeite, acrescente 2 dentes de alho amassados, os grãos de pimenta do reino, os ramos de tomilho e orégano e deixe marinar por cerca de 2h, tampado e na geladeira também. Essa é a dica de bronze.
Daí vem a dica de prata: lave bem as batatinhas, corte-as ao meio, acrescente azeite, um pouco de pimenta do reino moída e sal grosso. Defolhe o alecrim e espalhe-o junto com as batatinhas numa travessa larga. Separe metade da cabeça de alho em dentes e amasse cada um deles, pode deixar com casca mesmo, e coloque para assar junto. Esses dentes de alho vão ficar doces e deliciosos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante as mesmas 2h que o bacalhau está marinando. As batatas deverão ficar macias, a casca meio crocante por causa do sal. Assá-las vai deixar o sabor muito mais apurado do que se estivessem cozidas, porque não absorvem água, e sim os temperos que você colocou. Não precisa desligar o forno depois dessas 2h, já já eu explico.
Aproveita enquanto isso e coloca 2 ovos para ferver com um pouco de sal e um splash de vinagre – diz a minha avó que é para a casca aguentar sem romper. Você põe eles na agua fria e, depois que ferver, conta 10 minutos e está pronto. Deixe esfriar e descasque em seguida, deve dar tempo disso tudo antes da batatinha cozinhar e do bacalhau apurar.
Eu sei que tá parecendo super trabalhoso, mas nem é! E no final compensa, fica aí de boa, abre uma cerveja e continua tá?
Aqueça uma frigideira grande o suficiente para caber todo o seu bacalhau, nem precisa por mais azeite porque ele já está banhado… lembra? Então, dá uma fritadinha nele de leve, até dourar, junto com as cebolas cortadas em meia lua. Há quem prefira deixar as cebolas para a parte de assar, eu gosto de ver elas e o bacalhau conversando antes.
Então vamos à montagem:
As batatinhas já estão no fundo da sua travessa, dê uma revirada nelas só para ninguém agarrar no fundo. Acrescente o bacalhau por cima dessas queridas. Por cima dele vão os pimentões cortados em tiras, os tomatinhos cortados ao meio e as azeitonas pretas inteiras. Regue tudo isso com mais um bocado de azeite, acrescente mais um pouquinho sal e bastante pimenta do reino por cima para pegar nos pimentões. Não coloque os ovos, não é legal assar ovo cozido tá? Leve ao mesmo forno que você nem precisou desligar, por mais 30 minutos.
Retire a sua bacalhoada maravilhosa, coloque os ovos cozidos cortados ao meio para decorar, salpique salsinha por cima de tudo e mais um azeite pra fechar em alto nível.
E a dica de ouro, você me pergunta. Bom, a minha dica de ouro quando fizer esse prato é não tomar café da manhã, evitar comer aqueles paezinhos com patê de entrada e manter a sua barriga vazia. Porque sério, bacalhoada é um negócio tão bom, que se você ficar beliscando antes da hora, vai ficar muito chateado de comer só um pouquinho.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Nossa muito bom estava procurando está recebendo receita a muito tempo
Por favor, ajuste o texto!!
A bacalhoada não dá para 4 pessoas , da para 2!
Pq o negócio é tão maravilhoso que vc não consegue comer só a sua parte… precisa comer a do coleguinha! Rsrsrs
Obrigada por compartilhar! O melhor que já comi!!
Que ótimo Pamela!!! Tudo que é bom dura pouco! Risos
Quanto de sal grosso vai? Esse sal é retirado ou não, após as 2h de forno?
Ricardo, difícil dizer a quantidade, mas eu chutaria umas 2 colheres de sopa para cada 10 batatinhas.
O sal grosso fica um crocantezinho delícia depois que sai do forno, eu não retiro.
Boa cozinha!
Posso utilizar o sal normal invés do sal grosso? Pois não costumo utilizar então não tenho aki em casa. Qual seria a quantidade? oBRIGADA
Desculpa eu nunca meço a quantidade de sal… é no feeling mesmo! Vai comendo e colocando… risos
E preciso ferver o bacalhau desalgado.
E preciso ferver os bacalhau desalgado?
Não precisa!
Olá!!!
Vou fazer????, parece muito boa!!!
Por favor, você descascou as batatas?
Cortou ao meio?
Obrigada.
Descasquei sim! Ao meio, sim!
1 ramo de tomilho fresco
1 ramo de orégano fresco
Em que momento são adicionados?
Obrigado
Na hora de marinar :-)
Receita muito boa, tripliquei a receita para 7 adultos.
A melhor bacalhoada q já fiz.
Aqui em casa eu faço e e sucesso