Na última semana, me foi introduzida – com muito cuidado, carinho e conversa – uma cachaça mineira que eu até então desconhecia: a Gouveia Brasil.
Digo com cuidado, carinho e conversa, porque ninguém menos que o Flavinho, do Xapuri, bolou um menu delicioso e harmonizado com drinks do não menos fantástico Felipe Brasil, mixologista, que abusou de releituras de drinks clássicos em versão “encachaçada”.
Mas para começar, a conversa: aprendi um pouco sobre a história das cachaças e desta em especial; principalmente, pude experimentar a diferença da maturação nos tipos de madeiras usados nos tonéis, que dão novas camadas de aromas e sabores à bebida. A verdade é que a Gouveia Brasil é uma mistura cuidadosamente customizada, e constantemente revisada, da maturação de tonéis de várias madeiras diferentes.
E aí fomos aos pratos e suas harmonizações:
Couvert: Caponata de jiló, mini queijo frescal temperado com mix de pimentas, manteiga de pequi e pão d’antan da Cum Panio. Preciso dizer que essa caponata e essa manteiga são sensacionais!
Drink: São Paulo Coquetel – Gouveia Brasil Premium
Primeira entrada: Carpaccio de carne de sol com maria gondó, serralha e mostarda de jabuticaba. Essa mostarda diz o Flavinho que a gente encontra por aí em BH, por exemplo no De Lá. Eu vou lá conferir…
Drinks: Cachaçá – Cachaça Branca e Cachaça mulada – Cachaça levemente envelhecida de umburana
Segunda entrada: “Entre umas e outras” : torresmo de barriga com limão capeta, linguiça e picles de cebola e pimentão.
Drink: Pequeno Otelo
Terceira entrada: Bolinhos de mandioca recheados com queijo e servidos com geléia de pimenta defumada.
Drink: Maracujá Melado
Pratos principais: leitão, pato com macarrão e tutu de feijão. Desculpe se você não curte foto com leitão assado, mas eu preciso documentar o que foi servido, além de dizer que estava uma delícia!
Drink: Caipirinha de caju com vinho branco e favas de baunilha
Sobremesa: “Fogo e paixão” : duas texturas de goiaba com duas texturas de queijo, flambadas com cachaça Gouveia Brasil infusionada com baunilha. Esse flambado eu até fiz video, porque o visual é demais… e o sabor também!
Drink: Caipirinha de café
E pra fechar, o drink destaque da noite: O Mulinha, versão brasileira do hit Moscow Mule que eu tanto curto, traduzida pelo Felipe Brasil. Essa espuma é de clara de ovo com nitrogênio – não é leite, minha gente! E o drink ficou mesmo uma indecência.
O cardápio foi exclusivo para o evento, mas alguns dos pratos estão sendo incorporados no menu do Xapuri. Já a cachaça você encontra no Mercado Central e lugares por aí. Quer saber precisamente onde? Dá uma olhada lá no site da Gouveia Brasil :-)
com fotos de Elderth Theza e também as minhas – dá pra sacar qual é de quem né?
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Adorei os pratos. Todos devem ser deliciosos. Sobre cachaça, não vou comentar. Sou de Salinas.