Camarão que dorme a onda leva é uma das frases mais lânguidas que tem. Pronto, falei. Se você tem alergia a camarão, só lamento: o lixeiro do mar pode ser vermelho, rosa, cinza… mas é sempre uma alegria na vida da gente. Essa versão do camarão tropical no abacaxi é familiar de alguns restaurantes que já fui… então vamos lá!
600g de camarão limpo (use camarões médios senão não dá pra flambar)
1 abacaxi
1 cebola
500ml de leite
1 colher de manteiga
2 colheres sopa de farinha de trigo
300g de requeijão
4 doses de cointreau
Azeite
Sal e pimenta do reino
dá pra 2 pessoas grandes
Corte o abacaxi ao meio “de comprido”. Remova a polpa com uma faca, com cuidado para preservar a integridade do seu novo contâiner de camarão. Pique um terço do abacaxi em cubos e reserve. O restante, você guarda pra usar com outra coisa.
Refogue a cebola na manteiga, toste a farinha de trigo na mesma panela, acrescente o leite e vá mexendo. Ou seja, faça um molho bechamel. Drrr… Adicione o requeijão no final pra não ser mais um bechamel. Você quer uma consistência cremosa e lisa. Quando isso acontecer, desligue o fogo.
Aqueça uma frigideira grande e coloque um pouco do camarão, já temperado com sal e pimenta do reino. Quando estiver fritando, coloque uma dose de cointreau e deixe o circo pegar fogo! Se precisar, incline a frigideira que o cointreau não vai te decepcionar. Repita o processo até todo o camarão estar flambado, e vá acrescentando-o ao molho que estava descansando. Por último, acrescente aqueles maravilhosos pedaços de abacaxi.
Sirva dentro daquela cumbuca de abacaxi que você criou. Agora, aqui tem um truque importante dado pela Sayonara: leve o seu abacaxi ao forno alta por 15 minutos, ou cozinhe-o em água fervente por 5, porque se não o fizer, ele irá fermentar quando entrar em contato com o leite. Então muita atenção neste passo!
Ah, sugiro um arroz branco básico pra acompanhar… se você tiver no dia da ousadia, então vai de arroz de jasmin que fica ainda mais delírio tropical, arco-íris de prazer!
Gostou da minha receita de camarão tropical no abacaxi? Então dá uma olhada também na Caesar Salad com Camarão e no risoto de camarão rosa!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Nossa que dica show esta receita. Valeu!!
Bjs,
Natascha
Vou fazer hj mesmo …duvida ela pode ser preparado de uma dia para o outro bjs
melhor fazer tudo fresco!
nosssa eu marido vai fazer la em casa
Gostaria de saber pq que o meu ficou amargo ??? o molho branco ficou perfeito, delicioso mas depois que eu misturei o abacaxi e levei a geladeira e amargou ! obrigada.
Você usou o talo do abacaxi? É melhor não usar.
Outra coisa, se for usar o abacaxi inteiro para servir, igual na foto, deixe para fazer isso só na hora de ir para a mesa. Senão o molho vai pegar o gosto da casca, e acaba ficando amargo mesmo.
Vera, tire o miolo do abacaxi(aquela parte mais dura que fica no centro).
Corte o restante em cubos e cozinhe em água com açúcar,antes de acrescentá-lo à receita.
A mistura de abacaxi com leite causou esse amargo.
Olha, posso flambar com conhaque? Ou teria outra bebida q eu poderia substituir? E qdo eu cortar ele ao meio, eu posso usar a outra metade do abacaxi fazendo o mesmo processo? Daria com essa quantidade de ingredientes?
Abraços
Acho que conhaque vai bem!
Claro, use as duas metades! A intenção é servir metade para cada pessoa.
Fiquei curiosa com o arroz de Jasmin… como faço?
Ish! Eu só sigo as instruções da embalagem :-/
Se seguir esta receita e antes não cozinhar o abacaxi..o seu prato estará puro amargor..O abacaxi fernenta ao ter contato com leite.
Cozinhe antes o abacaxi..
Bem colocado! ajuste realizado ;-)