Fui num restaurante self-service e gostei tanto desse canapé de gorgonzola que tive que repetir só ele no prato. Além de gostoso, é tão bonito que dá dó de comer. No fim de semana a primeira coisa que fiz foi recriar o que eu tinha comido, porque é bom demais para ser segredo.
4 fatias de pão de forma grosso
2 colheres sopa de manteiga
1 colher sopa de orégano
50g de queijo gorgonzola
50g de ricota
2 colheres sopa de cream cheese (ou requeijão)
1 colher sopa de salsinha bem picada
4 colheres sopa da melhor geléia de framboesa que você encontrar
4 mini-palmitos, cortados julienne
um maço de manjericão fresco
gergelim para decorar
rende 16 canapés
Eu fiz torrada caseira, mas se você quiser pode comprar pronta. Corte as bordas do pão de forma fora, e corte cada fatia em 4 quadradinhos. Suje com manteiga e salpique orégano por cima de tudo. Leve ao forno quente por uns 10 minutos, até ficarem douradas e crocantes.
Enquanto isso, faça o patê de queijo. Processe ou bata no liquidificador os queijos, a salsinha bem picadinha e o cream cheese. Coloque mais gorgonzola se achar que ficou sem gosto. O patê tem que ficar bem consistente, para segurar os outros ingredientes.
Corte os palmitos em julienne com mais ou menos 2cm de altura. Separe as folhas de manjericão mais bonitas, com o cabinho, para fincar. E comece a montagem.
Fica mais fácil colocar o patê se você usar um bico de confeiteiro, ou uma sacola plástica. Coloque um bocado em cima da torrada, dando altura, e depois finque um palmito nele. A seguir, uma colher de café da geléia de framboesa por cima, uma leve salpicada de gergelim e daí finque a folha de manjericão como se fosse a bandeirinha do seu país.
Fotografe, e depois coma numa mordida só.
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Favor entregar lá em casa uma cesta desses aí, por favor. Auge!
Quer saber, mudei de idéia. Quero um blog agora! Quem sabe treinando não consigo fazer um Top Chef pra vcs, já q a Thaís não sai da moita…hahahaOutro abraço
Fala Calebe! Cara, fiz estes canapés de entrada para o jantar de noivado do meu irmão e foi um sucesso. Não sobrou um para contar história…hahaha…tinha q te contar isso.Parabéns pra nós, né?!Abração!
O melhor canapé que já comi! Parabéns pelo blog, Calebe!
=)))))
PERFEITO Calebe!!
Amei.. Gostaria de saber se vc poderia nos dizer como fazer os outros 2 canapés que vc serviu no Jogo de Panelas IV, tô sonhando com eles..
Oi Eline! ainda não deu tempo de postar mesmo… mas não tarda!
Eu fiz, estava td uma delicia, mas tenho uma reclamação cade a receita dos outros dois canapes ki vc deu a geleia de pimentão to esperando vou passar aki todos os dias pra ver se vc postou, amamos suas receitas adoramos td bjs……
Acompanhe pelo Facebook! certamente vai pintar por lá…
[…] Fonte: Eujacomi.com.br […]
Eu provei desse canapé em um coquetel que participei, mas ele era servido em porcões de creme e geléia com um stick de massa fresca frita, tipo de pastel, muito crocante. A combinação dos sabores é incrível, com certeza vou tentar reproduzir em casa, obrigada pela receita.
Opa, linda receita!