Carré de cordeiro com molho de laranja e hortelã

24 maio, 2010 Carnes Tags:, , , , 3 Comentários

foto de carre de cordeiro com laranjas descascadas e molho de hortelã e laranja

Comi junto com risoto de funghi

Seduzido pelos ótimos cortes de cordeiro do Dr. Emerson, comprei um carregamento de cordeiro. Esse corte, o carré, é a costela integrada com parte do lombo. Aqui, como fiz assada, preferi mantê-la inteira, mas nada impede que você faça cortes individuais, separando cada osso da costela, para criar aquele prato montado charmoso.

1 peça de carré de cordeiro, +- 600g
1 laranja, descascada e em rodelas
suco de 1 laranja madura

1 maço de hortelã
1 colher sopa de açúcar
1 punhado de folhas de alecrim fresco

Azeite extra-virgem

Sal e pimenta do reino

rende 2 porções

Comece pelo molho: aqueça 2 colheres de água com uma colher sopa de açúcar, fazendo uma calda grossa; misture o suco de laranja e mergulhe metade do maço de hortelã inteiro. Pegue mais algumas folhas e pique-as bem fininho, acrescentando ao molho também. Deixe ferver até reduzir pela metade.

Soque o alecrim com sal e um dente de alho, e esfregue a mistura por toda a carne, fazendo algumas incisões com a faca perto do osso para que o tempero penetre melhor.

Com um pincel, dê uma pincelada (essa palavra ficou ótima) de molho no seu carré. Forre a assadeira com as fatias de laranja e disponha o carré por cima, de forma que ele não fique em contato com o fundo. Leve ao forno a 225ºC. A cada 10 minutos, vá pincelando novamente o molho, o que deve deixar uma bela crostinha adocicada. É difícil achar o ponto do carré, talvez valha a pena fazer um corte no momento em que você achar que chegou no ponto certo, só pra conferir. O meu demorou algo como 40 minutos.

Sirva com algumas rodelas de laranja e um acompanhamento digno. Regue com molho por cima de tudo, para dar aquele charme. Do carré de cordeiro a gente já espera algo de sensacional… já a laranja com hortelã, surpreende.

3 Comentários

  1. calebe em maio 24, 2010 diz:

    Jesus, my friend! To aguada!

    Responder
  2. calebe em outubro 11, 2013 diz:

    Calebe,

    Tudo bem?

    Prezado, não tenho muita intimidade com esse tipo de prato e minha menina de 9 anos quer comer Carré de cordeiro pois viu nesses programas de culinaria que passa no canal TLC, sabe me indicar um local em BH que tenha para que eu possa leva-la?

    Sei que é um prato sofisticado mas se fosse possivel não queria ir naqueles restaurantes “Full Finesse” rs, tanto por questões $$ quanto do desconforto pois apesar de ser educado e saber me comportar, não me sinto confortavel nesse tipo de ambiente, existe algum lugar interessante que possa me indicar?

    Se souber também onde tem uma boa lagosta e carangejo para me indicar ficarei grato.

    Muito obrigado e grande abraço!

    Responder
    • calebe em outubro 11, 2013 diz:

      Oi Kildare,
      Veja esta recomendação:
      https://www.eujacomi.com.br/mes-amis-comi-fora/

      Em BH, sem muita finesse e que sirva lagosta, não conheço! A não ser lá em casa! rs

      Carré se você quiser me manda um email em blogeujacomi arroba gmail ponto com que te passo o contato de um fornecedor ótimo, aí você pode fazer em casa.

      abraços
      Calebe

      Responder

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version