Ceviche de tilápia
Desde que a Flavinha do Cozinha Fácil falou sobre ceviche eu fiquei com vontade de fazer. Peruano, equatoriano ou o que for, eu também comi o do Cantina Piacenza, aqui em BH, e foi o que me deu coragem de tentar. Depois ainda me aparece uma receita do Verdemar em Revista e outra do Olivier Anquier, caindo no meu colo, assim sem mais nem menos. Aí me aventurei. É uma excelente entrada, leve, razoavelmente exótica… e bem refrescante.
1 filé de tilápia fresco
1 limão
1 pepino
gergelim preto
1 ramo de alecrim
1/2 cebola roxa
2 colheres sopa de vinagre de framboesa (opcional)
dá pra 2 pessoas
Deixe para fazer tudo bem em cima da hora. Corte o filé em cubos de +-2cm, e aqui vai a dica: vá molhando a faca em água fria, para facilitar o corte (know-how japonês, né?). Corte o pepino o mais fino que puder, se possível com um mandolim, e a cebola roxa também. Junte tudo e mais o alecrim numa vasilha, cubra com o suco de limão, feche com filme pvc e deixe marinar na geladeira por 10 minutos. O limão vai dar uma cozinhada bem de leve no peixe. Ao que me consta, não devemos colocar sal e pimenta. A Flavinha sugere um vinagre de framboesa junto com o suco de limão, de fato fica show. Finalize com gergelim preto e, por mim, está pronto para comer, cabrón! Use hashis (palitos de madeira japoneses) se puder.
Que lindeza esse seu Ceviche! Também acho uma excelente opção de entrada e pode ser até servido como prato principal. O da Cantina Piacenza é magnífico. Há outras receitas que levam suco de frutas cítricas, como limão e laranja, mas o vinagre de framboesa dá um toque especial, né?bjo
Provei o do "Alegria" que fica na rua Congonhas e de fato é bem próximo à receita peruana. Amo Ceviche, me deu mta água na boca esse seu!
Boa! Curti bastante! Bem rápida de ser feita, e o tempero fica ótimo!
Já comi no Pesque-pague do Dori em Massaranduba-SC. É tudo de bom hummmmmm