Ceviche de tilápia

5 julho, 2010 Entradas, Peixes, Petiscos, Receitas Saudáveis Tags:, , , , 5 Comentários

ceviche de peixe

Desde que a Flavinha do Cozinha Fácil falou sobre ceviche eu fiquei com vontade de fazer. Peruano, equatoriano ou o que for, eu também comi o do Cantina Piacenza, aqui em BH, e foi o que me deu coragem de tentar. Depois ainda me aparece uma receita do Verdemar em Revista e outra do Olivier Anquier, caindo no meu colo, assim sem mais nem menos. Aí me aventurei. É uma excelente entrada, leve, razoavelmente exótica… e bem refrescante.

1 filé de tilápia fresco
1 limão
1 pepino
gergelim preto
1 ramo de alecrim
1/2 cebola roxa
2 colheres sopa de vinagre de framboesa (opcional)

dá pra 2 pessoas
Deixe para fazer tudo bem em cima da hora. Corte o filé em cubos de +-2cm, e aqui vai a dica: vá molhando a faca em água fria, para facilitar o corte (know-how japonês, né?). Corte o pepino o mais fino que puder, se possível com um mandolim, e a cebola roxa também. Junte tudo e mais o alecrim numa vasilha, cubra com o suco de limão, feche com filme pvc e deixe marinar na geladeira por 10 minutos. O limão vai dar uma cozinhada bem de leve no peixe. Ao que me consta, não devemos colocar sal e pimenta. A Flavinha sugere um vinagre de framboesa junto com o suco de limão, de fato fica show. Finalize com gergelim preto e, por mim, está pronto para comer, cabrón! Use hashis (palitos de madeira japoneses) se puder.

5 Comentários

  1. calebe em julho 5, 2010 diz:

    Que lindeza esse seu Ceviche! Também acho uma excelente opção de entrada e pode ser até servido como prato principal. O da Cantina Piacenza é magnífico. Há outras receitas que levam suco de frutas cítricas, como limão e laranja, mas o vinagre de framboesa dá um toque especial, né?bjo

    Responder
  2. calebe em julho 6, 2010 diz:

    Provei o do "Alegria" que fica na rua Congonhas e de fato é bem próximo à receita peruana. Amo Ceviche, me deu mta água na boca esse seu!

    Responder
  3. calebe em novembro 29, 2011 diz:

    Boa! Curti bastante! Bem rápida de ser feita, e o tempero fica ótimo!

    Responder
  4. calebe em dezembro 22, 2013 diz:

    Já comi no Pesque-pague do Dori em Massaranduba-SC. É tudo de bom hummmmmm

    Responder

Trackbacks para este post

  1. Especial Dia das Mães - Eu já comi | Gastronomia, culinária, receitas, comida e outras coisas de comer. - Eu já comi | Gastronomia, culinária, receitas, comida e outras coisas de comer.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version