Como fazer Sour Cream em casa

15 novembro, 2015 Acompanhamentos, Comida mexicana, Muito fácil, Petiscos Tags:, , , 0 Comentários

sour-cream

Sempre tive uma tara por comida mexicana e por tex-mex, e aqui no Brasil é super raro encontrar Sour Cream pra vender. E quando encontro, é tão caro que desanimo de comprar. Mas o que é Sour Cream? É um creme azedo, feito à base de leite azedado, quase uma coalhada, só que mais leve e refrescante. Cai muito bem pra suavizar a pimenta mexicana em tacos, burritos, enchilladas, enfim, qualquer coisa com pimenta!

Daí fui testando a minha própria receita de algo parecido com o Sour Cream, até chegar nesta que hoje humildemente compartilho com vocês. A receita, em si, é muito fácil! O que conta são as proporções e o segredinho no modo de fazer. Claro que não é um Sour Cream original… mas ficou gostoso também.

200g de cream cheese
100ml de creme de leite fresco
100ml de iogurte natural
30ml de suco de limão

rende umas 12 colheradas generosas

Agora que eu já testei de tudo, ficou fácil, né? É só juntar todos os ingredientes e bater com um mixer, usando a pá de fouet (aquela de bater clara em neve). A ideia é que você vai acrescentar ar no sour cream, e assim ele vai ficar mais leve. Depois disso, cubra com filme pvc e deixe na geladeira por cerca de 3h. Se preferir, pode deixar de um dia para o outro, mas aí vai ter que bater novamente, porque com o tempo ele vai perdendo o ar. Eu sempre faço a mais para sobrar e eu ir comendo ao longo da semana. Como já é azedo por natureza, não tem perigo de azedar ;-)

Veja algumas receitas de exemplo:

lentilhas de puy com sour cream
lentilhas de puy com sour cream
receita de camarao ao molho chipotle
Camarão Chipotle

Também rola demais com um molho chili, com guacamole, enfim com quase tudo. É simplesmente delicioso! Testa aí e me conta depois. E ah, você também tem a sua manha de fazer Sour Cream? Conta aí pra gente nos comentários!

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version