Confitar é uma forma de preparação que visa conservar os alimentos por um período prolongado. Mas eu não acho que é isso que acontece. Porque tudo confitado fica tão gostoso, que a gente acaba comendo tudo rapidinho. Ou seja, a técnica confit, que exige paciência e tempo para cocção lenta, acaba fazendo o momento da comida ser mais rápido. Com o tomate sweet grape, ou tomate uva, que já é uma delícia, fica ainda mais difícil segurar, né?
400g de tomate uva (sweet grape)
200ml de azeite de oliva extra-virgem
8 folhas de louro
8 dentes de alho, picadinhos
1 colher sopa de folhas de alecrim
2 colheres sopa de açúcar cristal
1 colher sopa de sal
1/2 colher sopa de pimenta do reino moída
não rende nada, sempre acaba rápido demais
É pré-aquecer o seu forno a 180º, misturar todos os ingredientes numa travessa de vidro, de forma que o azeite cubra todo mundo, e levar ao forno por cerca de 1h. Vá remexendo a travessa de tempos em tempos, pra garantir que todos cozinhem por igual.
Você vai saber quando está pronto quando a pele dos tomatinhos começar a enrugar. Quando isso acontecer, desligue o fogo e deixe eles descansarem pelo mesmo tempo que cozinharam – essa é uma medida francesa que nunca falha. Eu poderia recomendar que você esterilizasse um vidro que possa ser fechado hermeticamente pra guardar na geladeira e colocasse toda a mistura lá, mas na prática, eu nunca fiz isso porque nunca sobrou nenhum tomatinho pra contar essa história. Mas em teoria você pode deixar eles na geladeira por semanas, e ir usando como quiser, em saladas, entradas, petiscos, molhos, acompanhamentos ou num ataque de gula à noite. Claro que em qualquer opção você vai acabar com o seu pote de confit muito mais rápido do que pensa.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Acabamos de fazer. Ficou delicioso. Parabéns pela receita.
Ola, Boa tarde, Gostaria de saber se essa receita e tipo uma sala, e se e necessário cozinhar a vapor ou de alguma outra forma os tomates Cereja para poder comer, ou se podem ser comidos como os tomates normais na salada sem precisar cozinhar?!, ????
Depois que você fizer o confit, pode comer do jeito que quiser, já tá pronto :-)
Fiz no ultimo fim de semana, ficou maravilhoso!!!
Que bom, fico muito feliz!!!