Baseado em receita do programa Menu Confiança, no GNT
Comi junto com farofa de maçã verde, angu e ora-pro-nóbis e salada tropical
O Bar do Doca fez uma versão para concorrer no Comida di Buteco (eu comi). O Claude Troigros fez no menu confiança. Estava demorando para eu tentar fazer também. E realmente, depois de escolher uma bela peça de costela, vários acompanhamentos bem mineiros e uma boa pinga, o banquete de dia das mães foi um sucesso: todos indo dormir meia hora depois.
1 peça de costela de +-1,5kg , picada
400g de goiabada (sem ser cascão)
2 dentes de alho
1/2 dedo de gengibre
1 colher sopa de alecrim
300ml de ketchup
Sal e pimenta do reino
Pimenta biquinho para decorar
1 folha de couve grande, para decorar
1 colher sopa de salsinha picada, para decorar
dá pra 6 pessoas
Primeiro o que vem primeiro: coloque as costelinhas numa panela de água fria com 2 colheres de sopa de sal e uma pitada de alecrim, e leve ao fogo. Assim que a água ferver, retire a panela, e escorra as costelas. Deixe esfriar, e seque-as.
Enquanto elas fervem, faça o molho de goiabada: derreta a goiabada em 2 colheres de água, acrescente o alho e o gegibre picados bem finos, e adicione o ketchup. Deixe ferver. Coloque sal e pimenta a gosto, retire do fogo. Passe o molho por uma peneira, para separar o alho e o gengibre.
Melhor que pincelar as costeletas com o molho, é por a mão na massa: derrame boa parte do molho sobre elas, e esfregue com as mãos, cada peça individualmente, para que o tempero entranhe. Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno médio por 1h30, virando-as a cada 30 min.
Retire as costelas e avalie: elas já estão no ponto? Eu acredito que sim. Ela deve permanecer suculenta por dentro, mas bem cozida. Se deu certo, volte-as para o forno, desta vez sem papel alumínio, por mais 10 min, enquanto ajeita a mesa, os convidados etc. Deixe sobrar um pouco do molho, para servir à parte, para os mais gulosos.
Para decorar, eu forrei uma travessa com a folha de couve, coloquei as costelas, espalhei a pimenta biquinho em volta, reguei as costelas com metade do que sobrou do molho, e joguei folhas de salsinha rasgadas por cima. Show.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Que auge…. Eu vi esse programa do claude… vou fazer também, garouto!Quando eu vi, eu pensei ainda que poderia ficar interessante fazendo a receita com a peça/pedaço da costela msmo, tipo uma rib´s, sabe? cortada em pedaçõs mais rústicos…vou tentar e te conto…
pensando em google, vc dvia por os links do seu twitter, flickr e site aqui…link e referencia é tudo fi :)
Acho que fica legal se fizer esse corte americano Ribs… tem que mandar o açogueiro não separar a costela do lombo… aí fica bom!megale quando tiver um twitter e um flickr do eu já comi, eles vão figurar aqui sim! rsrsrs
Show de bola esse prato!
Sucesso para toda a vida!
Para sempre lembrado! srsrs
posso trocar a carne,amo molhos agridoce
Vou tentar fazer a receita.
Parece muito intererssante
Vou ate comentar
Fiz e ficou muito bom! Obrigado pela receita