Farfalle é aquela famosa massa em forma de “gravatinha”, aviso eu, porque na foto não dá pra sacar. O motivo é simples: o formato do farfalle retém pouco molho, e por isso resolvi fazer algo mais espesso, branco, mas nem por isso sem graça. O resultado? Uma massa presente e refrescante, com um toque de pimenta.
500g de farfalle
2 limões sicilianos (raspas e suco)
500ml de leite
500ml de creme de leite fresco
1 colher sopa de farinha de trigo comum
2 colheres sopa de manteiga
1 cebola pequena, cortada em cubos pequenos
1 pitada de pepperoncino (ou outra pimenta seca à sua escolha)
100g de parmesão ralado fresco
1 punhado de folhas de manjericão
Sal
Pimenta do reino
Azeite extra-virgem
dá pra 6 comerem
Não tem mistério: aqueça a manteiga com um pouco de azeite, doure a cebola em fogo brando até ficar transparente. Vai com uma pitada de sal e pimenta do reino, pra quem gosta de fazer o tempero na base do prato. Acrescente o leite e em seguida a farinha de trigo, aos poucos, dissolvendo com um fouet se possível, ou ao menos mexendo pra não empelotar. Ninguém gosta de pelota de farinha né?
Acrescente o creme de leite fresco, o pepperoncino, o suco de limão. Deixe apurar por 5 minutos. Enquanto isso, coloque o seu farfalle na água fervente para cozinhar, assim tudo fica pronto junto. Experimente o seu molho: muito azedo? Muito salgado? Muito apimentado? É um molho simples, mas as chances de errar são muitas! Conserte seu molho como for possível. Se estiver sem sal, espere a hora do queijo parmesão pra ver se o queijo não vai fazer isso por você. Pronto, a hora do parmesão é agora, pode desligar o fogo e colocar. Acrescente também as folhas de manjericão, que são opcionais mas dão um frescor incrível ao prato.
Monte o prato com raspas de limão siciliano por cima de tudo, que nem na foto. Raspa de limão siciliano é uma delícia, não precisa ter medo de fazer careta.
E por sinal, se ninguém fizer careta depois de comer, parabéns! Você fez um farfalle ao molho de limão siciliano de sucesso!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Oi Calebe
Adorei a receita. Hoje vamos nos deliciar com ela.
Parabéns pelo sucesso.
Abs
Beth Almeida
oi beth! obrigado pela presença! espero que tenha sido um sucesso! bjs
Beth, conta pra gente como ficou o farfalle! Tô curiosa…
Larissa
Como vai Calebe?! Tomei a liberdade de fazer um à parte, perigoso, tipo te dar uma dica…tipo coisa de mãe, pq aprendi com a minha, bem, o seguinte: voce sabia que para o molho branco, chamamos assim a sua base,ficar mais gostoso vc tosta levemente a farinha de trigo?! Ela fica bege clarinho. Eu tosto sempre mais do que preciso, em uma frigideira, e guardo em um vidro para usar em outro molho branco.Faz uma diferença! Apenas não sei porque…nunca busquei saber o motivo, creio que desaparece a possibilidade do gosto da farinha realçar…pode ser.
Um abraço para voce e estou curtindo muito o seu blog!
obrigado pela dica, fatima! vou tentar fazer da proxima vez e te conto…
Aprovado! Fiz e ficou muito bom!
E ótimo porque assim não da azia!!!!
Palpite de uma abelhuda
Desculpa, o que quer dizer com tempo de passar o seu farfalle? É misturar junto com o molho? obrigado!
Desculpa eu!
É o tempo de colocar o farfalle na água fervendo, deixar esses minutos e retirar, que ele vai estar pronto. Obs: siga as instruções e o tempo da embalagem ;-)