Lembram da loja Ana Mel Mercearia, que vende umas massas artesanais delícia? Então, chegou a vez de fazer a que eu tava mais curioso de todo o kit: o Fettuccine al Nero di Seppia. É uma massa de alta qualidade que leva tinta de lula em sua composição, e por isso fica com essa cor preta super diferente e charmosa. Ela é recomendada para acompanhar frutos do mar, porque já tem um sabor próprio bem delicado. Daí pensei: e agora, o que eu poderia fazer a altura dessa massa tão sofisticada?
Aproveitei para realizar outra pequena enorme curiosidade: Vieiras! Sim, vieiras são pequenos frutos do mar, primas das ostras. Mas eu diria que o gosto está em algum lugar entre o camarão e a lagosta. Tem um sabor super delicado e são conhecidas pelo desafio na hora de preparar, porque o tempo de cozimento é super curto e você tem que ficar bem atento. Mas daí, já que a massa tá tão fácil, por que não dificultar em outro lugar né? ;-)
Você vai precisar de…
180g de Fettuccine al Nero di Seppia
8 vieiras (ou 16 se você tiver com verba)
200g de tomatinhos uva
2 colheres sopa de salsinha fresca picadinha
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
Dá pra 2 pessoas comerem e esbanjarem
Primeiro, note por que eu escreci 180g de Nero di Seppia: a embalagem da Ana Mel tem 250g, mas isso é para servir duas pessoas com muita fartura! Eu acabei cozinhando tudo e reservei cerca de 1/4 da massa para usar em outro prato depois. Então não diga que eu não avisei… mas se você estiver com a fome de leão, vai fundo e encara o pacote inteiro ;-)
A massa é a coisa mais fácil do mundo: é só ferver bastante água com um punhado de sal, daí joga a massa e espera coisa de 2 minutos. Essa massa da Ana Mel, especialmente, é muito leve, então a partir de 2 minutos já tem que ficar de olho porque ela fica pronta muito rápido! Experimente a massa aos poucos, mas sem abusar porque tem que sobrar pro prato principal né meu povo?
Quando a massa estiver no ponto, escorra-a, reservando umas 2 conchas da água em que ela foi cozida, e dê um banho de água fria para interromper o cozimento. Coloque a massa de volta com essa água, que é tudo de bom para mantê-la soltinha, e reserve.
Os tomatinhos eu só fritei de leve no azeite. Você também pode confitá-los (cozinhar no azeite com temperos a baixa temperatura durante meia hora), eu até acho que vão ficar ainda melhores que os meus!
As vieiras também é pá-pum. Azeite quente, sal e pimenta do reino nelas, joga na panela com muito carinho. Aí na foto dá pra ver que eu coloquei elas bem separadinhas, e te falo que quando eu estava colocando a última, já estava na hora de virar a primeira. Foi coisa de 2 minutos até que todas ficassem prontas, sério! Se você cozinhar demais ela resseca e fica borrachuda.
Agora vem a parte boa: só juntar os ingredientes com carinho, regar com um pouco mais de azeite e a salsinha picada, e montar o seu prato dos sonhos!
E aí, que tal fazer o seu Fettuccine Nero di Seppia também? Então corre lá na loja da Ana Mel, você compra online, já resolve de uma vez e é só contar os minutinhos para chegar na sua casa. Vai lá: www.anamelmercearia.com.br. E não esquece de curtir a página dela no Facebook.
O Nero di Seppia tá aprovadíssimo! Eu também utilizaria ele tranquilamente no meu tagliatelle com camarão e abobrinha.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Lindos pratos quero aprender mais sobre a gastronomia Italiana
Achei muito interessante, os pratos são lindos.