Um amigo veterinário disse que o saint peter é da mesma família da tilápia. Fica a dica para quem quiser substituir, ou não encontrar o tal saint peter, porque cada lugar fala isso de um jeito. Pra mim, os dois peixes são praticamente a mesma coisa, sinceramente há mais diferença entre os fornecedores do que entre as espécies. Esse peixe tem uma carne branca firme, que aguenta o peso dos temperos sem desmanchar e absorve super bem o sabor. Embrulhando da maneira certa, o papel alumínio acaba virando um charme também – tem quem chame isso de “Cartocchio”. Se você quiser gourmetizar o papel-alumínio, já sabe por onde.
1 filé de saint-peter
1 dente de alho bem picado
4 tomates-cereja cortados ao meio
1 colher de sopa de azeitonas pretas sem caroço
1 colher de sopa de folhas de manjericão fresco
1 colher de sopa de suco de limão
1 dose de vinho branco
5 colheres de azeite extra-virgem
sal e pimenta do reino moída
1 folha de papel alumínio
dá pra um comer, então faça vários!
Faça uma marinada com os tomates cereja cortados, as azeitonas, manjericão e o azeite. Dê uma leve esmagada nos tomates e deixe por meia hora até os sabores se misturarem. Esse passo não é obrigatório, mas faz uma diferencinha no peixe lá no final. Tempere o peixe com sal e pimenta a gosto. Abra a folha de papel alumínio, com a parte mais brilhante virada para cima; disponha um pouco da marinada, coloque o peixe por cima e jogue o restante da marinada por cima do peixe. Esprema o limão por cima de tudo. Comece a fechar o alumínio, e jogue a dose de vinho branco lá dentro também. Feche bem o alumínio, tomando cuidado para não derramar nada. Coloque numa travessa de vidro, que assim o alumínio não gruda, mesmo se o caldo vazar, e leve ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 15 minutos. Pronto!
Achei legal servir esse peixe como entrada, um filé por pessoa. Assim não corre o risco de alguém querer repetir. Por outro lado, pode ser um jantar light para uma noite em que você não quer servir algo que deixe as pessoas sonolentas depois, se é que você me entende ;-)
Receita inspirada no livro Jamie Oliver – O chef sem mistérios
Atualização —
Essa receita é sem dúvida um dos maiores sucessos aqui do blog. E também faz um sucesso danado lá em casa. Então resolvi colocar algumas outras variações dela que tenho experimentado, para vocês testarem também! :-)
Ficou uma delícia usar tomates sweet grape nesse prato. Se conseguir encontrar, tem até tomates amarelos também, ficam lindos!
Também fica interessante dar um ar oriental. Se quiser arriscar, troque também o manjericão por coentro, e acrescente um pouco de amendoim torrado e quebrado ao final. Vai dar uma pegada toda diferente para o prato, e também fica interessante!
Tem gente que fala que queijo não combina com peixe, mas eu discordo frontalmente. Se você animar de fazer uma delícia de molho pesto, asse o peixe com menos temperos e, depois de pronto, distribua um bocado ali por cima. Maravilha!
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Aprenda a fazer uma tradicional rosquinha de pinga, uma quitanda maravilhosa que é o par perfeito daquele cafezinho ;-)...
adorei a receita super prática.sou leiga no assunto culinário , o alho que se pede na receita deve ser colocado em qual momento?
Na marinada!
Na sexta coloquei meus dotes culinários em ação e fiz esse peixe. Fez o maior sucesso! Na próxima sexta vou escolher outro prato seu para fazer. Adorei o blog!
Que Show! Depois me conta qual foi o prato sortudo!
e o alho? em que momento devo acrescentá lo?
Verdade! Coloca na marinada se vc gostar de alho! Mudei lá em cima! abraço.
Estou tentando comer mais peixe e menos carne vermelha,mas não tenho experiencia com peixes,testei esta receita e ficou uma DELICIA!Fiz três files e coloquei todos juntos no aluminio e o alho coloquei na maridada, deu certo.
Vale a tentativa!
pode ser congelado no próprio aluminio e assado na hora de servir?
ta aí, boa pergunta!!! se vc for testar, posta o resultado aqui pra gente saber!!!
Acho que você queria dizer refrigerar e não congelar…já fiz e deu certo. Preparo tudo no papelote de aluminio, deixo na geladeira e vai pro forno direto.Facilita para caramba!
Boa Calebe! Fiz a receita, e curti bastante! Bem simples de ser feita… e bem saborosa! O tempero fica mto bom! Como eu te disse, apenas demorou mais de 15min o peixe no forno… tive que deixar tipo 25min! Mas as vezes depende do forno né!? Mas blza! Foi ótima! Abs.
Sucesso! Tudo varia de forno né…
Eu já servi esse prato como entrada uma vez, direto no papel alumínio – que você chama de cartocchio pra falar que é chique. Faz bem também…
abraço!
Quando o forno é elétrico facilita muito…10 a 15 minutos a 180 graus é o necessário.
Adorei a receita, ficou ótimo, e eu fiquei fã do
site!
Que ótimo! Volte sempre! E siga no facebook/eujacomi também!
Gente isso é muito bom!!! Que delicia.
=)
MA RA VI LHO SO….facil de fazer e saborosissimo. Ja foi pro meu livro de receitas. Parabéns.
Boa tarde!
O Saint Peter é a própria tilápia! São Pedro foi o responsável pela multiplicação dos peixes, daí o nome.E a receita é ótima!
Aleluia!
Saint Peter é um tipo de tilápia, originaria do Mar da Galileia, em Israel, onde segundo a Biblia Jesus andou sobre as aguas e onde Ele arrebanhou parte de seu discipulos, incluindo Pedro em homenagem a quem se deu o nome do peixe…a tal tilápia, foi espalhada por todo o mundo se adaptando muito bem.
Sabe tudo de saint peter! valeu!
Fiz a receita ontem e já estou com vontade de fazer novamente…muito bom mesmo!
Eu simplesmente AMO essa receita!!!! Não só eu né!? Viciei meu marido e minha mãe.. Kkk
Fiz uma vez para não deixar mais!!! Toda semana tem que ter!!
Muito fácil, rápida e de um sabor delicioso!!
Ahhh eu add tbm aquele tempero para peixe… Realça o gostinho do limão.
Gostaria de saber qual seria o prato principal?
taí, você é que manda!
desde que gostoso, vale tudo!
Dá mesma família é ótimo. Quase irmãos gêmeos. Desculpa te decepcionar mas é a mesma coisa. rs
Só não é o mesmo preço! rs
Auge!!! A dica é que o peixe realmente aceita muito tempero (sal e pimenta). Da primeira vez que fiz achei que já estava colocando muito e faltou um pouco, na segunda tentativa carreguei mais a mão e ficou melhor.
Calebe, fiz a receita hoje e ficou incrível! Substituí a azeitona por champignons, pois nao gosto de azeitonas. Servi os filezinhos de peixe como prato principal e, para acompanhar, arroz e abobrinhas grelhadas. Coloquei 1/2 colher de sopa de sal para 500g de peixe, achei que ficou ótimo. Obrigada pela receita!
que legal!
O Peixe pode ser o prato principal, servido com arroz e amêndoas laminadas…pra acompanhar, faço batata cozida e refogada com alho em fatias e curry…acho que vou tirar peixe do congelador pra fazer amanhã,deu vontade! Dica:As amêndoas, deixe embebida em azeite por meia hora, antes de misturar ao arroz.
Eu amei este filé… super saboroso, suculento, fiz grelhado no azeite..perfeito até minha filha que não come peixe gostou é tudo de bom tenho sempre em casa!!Delicia!!
Tá no forno…hum! Já já conto como ficou!
Ficou divino! Até o maridão que não curte muito peixe pediu bis! Substitui o manjericão (só tinha desidratado)por alecrim fresco…deu certo! Mas da próxima vez farei com manjericão…adoro! Obrigada por compartilhar desta “gostosura”!!!
que show!
Acabamos de comer. Há dias vi essa receita e estava ensaiando para fazer. Valeu muito: deliciosa. 100% de aprovação. Também deixei um pouco mais de tempo no formo – cerca de 35 minutos. Ah não coloquei o manjericão, em casa ninguém é fã, ainda assim ficou perfeita a receita!
Que sucesso, Rita! ;-)
Esse filé de saint peter é na verdade tilapia. Esse nome saint peter é um nome, digamos, mais “chique” para o peixe. O mesmo vc pode comprar de R$10,00 o quilo em qualquer feirinha.
boa!
Estou vendo a forma mais Light de preparar o Saint Peter.. Por enquanto essa receita esta ganhando..vou testar nesse fds! Mas gostaria de saber como eh essa marinada?
obrigada!!
é só juntar tudo com um pouco de azeite!
Boa tarde, muito legal essa receita. Fiz hoje, infelizmente estava sem manjericão nem azeitonas, mas fiz com champignon e um bom azeite. Realmente o tempo é essencial para essa receita ficar ao dente. Deixei uns 23 minutos, e ficou perfeito. Obrigado Abs
show Felipe!
Qual a temperatura do forno?
Boa pergunta Fabricio! Acho que forno médio, uns 230 graus, deve ser suficiente. Depende muito do forno de cada pessoa também né… o da minha casa antiga nem dava pra controlar temperatura, era tudo no talo! rs
Olá…boa noite.Dá pra fazer em forninho elétrico simples?Se sim,quanto tempo deixar? Obrigada.
Lelly, nunca tentei mas acho que dá sim! Sempre consegui substituir o forno…
Obrigada.Vou tentar e depois digo se deu certo.
Fiz o peixe hoje no almoço. Além de muito rápido (nem deixei os 30 minutos para marinar, só uns 15), tem um sabor inigualável. Substituí o manjericão (em falta, em casa) por uns raminhos secos de alecrim. Ficou excepcional. Apenas uma dica: o alecrim é muito forte. É preciso usar com delicadeza.
Verdade! Tomara que tenha ficado uma delícia!
Afoei a reiceita de filé de sain Peter mediterranro vcs poderiam me mandar por email ou me ensinar como salvar? Grata. Yonr
Vou fazer nesse fim de semana, tbm não gosto de azeitonas pensei em substituir por alcaparras será que fica bom??
Fica sim! Vai com fé!
[…] Fonte: Blog Eu Já Comi […]
Essa receita me ajudou muito….tinha muito preconceito com peixe mas por insistência da nutricionista fui testando alguns e com essa receita me descobri apaixonada pelo Saint Peter ao mediterrâneo ? muito obrigada
Genteee fiz essa receita hoje para o meu marido! Ficou simplesmente maravilhosa!!! Ele mais que amou rs!!! E é super pratica e rapida de fazer!!! Para acompanhar fiz batata rústica no forno, combinou muito!!! Irei fazer sempre! Obrigada!!!
Ola! Fiquei encantada pela receita que é fácil e parece ser mto saborosa. Testarei esses dias! O que você sugere como acompanhamento?
Batata rústica fica bom!
Purê de batata doce com gengibre também não é má ideia!
bjs
Fiz essa receita hoje.
Coloquei em uma forma sem papel alumínio para deixar com uma Crostinha.
Acrescentei batatas semi cozidas e mini cebolas.
Deixei mais tempo no forno para os tomatinhos se desmancharem e no peixe formar uma casquinha crocante.
Ficou simplesmente maravilhoso.
Poderiam postar a receita do risoto de camarão.
Obrigada!
mas já tem! Digita “eu já comi risoto de camarão” no google que vc nos acha!
Achei!!!
Obrigada!
Simplesmente divino, fiz algumas alterações pq eu não tinha azeitonas pretas, mas coloquei a verde mesmo, não tinha o manjericão fresco, mas tinha o seco, e fiz na fritadeira elétrica 10 min a 200 graus. ???? demais.
Fiz ontem a receita como prato principal da minha ceia de final de ano.
Foi um sucesso!
Obrigado pela receita
Austran
Boa tarde. Só para dizer que San Peter, San Pierre e Tilápia são o mesmo peixe. Mudam de nome conforme país. O peixe se chama San Peter ou San Pierre pois é o peixe do milagre do novo testamento em que Pedro e seus companheiros vão e não conseguem pescar ai Jesus vai com eles e milagrosamente abundam tilápias sabe-se la de onde.Tem variações de cores mas é o mesmo peixe.A receita é maravilhosa.
Super pratico de fazer! E o sabor maravilhoso!
Adorei essa receita, não cozinho muito mas é super pratica e deliciosa, já fiz varias vezes e todos adoram. Minha filha sempre pede: “faz o peixinho embrulhadinho, mamãe!!!!”????
???????????? Muito bom o artigo. Isso dá novas oportunidades para muita gente. Inclusive para mim. Conhecimento nunca é demais.
Os meus eu aprendi a fazer os meus pelo curso https://bit.ly/curso-pascoa-marrara
Achei o curso simplesmente mágico. Como eu não tinha a prática então tudo para mim foi novo né?! Aprendi a fazer + de 100 de doces Gourmet (tradicionais, fitness, exóticos e muito mais)!
Inclusive já comecei a vender nessa crise para lucrar um pouco mais e estou até espantada porque eles estão saindo muito bem.
Fiz umas embalagens novas que aprendi a fazer no curso também, isso ajudou muito na apresentação final do meu produto e pude cobrar um pouco mais caro. Querendo ou não já estou conseguindo fazer R$ 2.347,63 a mais por mês o que para mim é muita coisa. Já paga a van da minha filha e a creche e ainda sobre um pouco.
Curso muito bom mesmo esse https://bit.ly/curso-pascoa-marrara . Agora com a páscoa espero dobrar as vendas mesmo na crise.
Foco e vamos para cima meninas.