Eu tenho esse amigo meio maluco que morou um tempo fora, trabalhou em alguns restaurantes e me ligou do nada dizendo que estava no Brasil. “Vamos cozinhar alguma coisa juntos”, ele sugeriu. Aceitei a oferta e ele logo me sugeriu essa de gnocchi fresco, que eu nunca tinha feito mas sempre quis comer. E como ele é maluco, emendou logo um pesto rosso. Loucura, né? Saber jogar.
6 batatas médias
1 colher sopa de noz moscada
sal e pimenta do reino
1 gema de ovo
200g de farinha de trigo
um pouco de semolina (opcional)
Dá pra 4 pessoas
Comece colocando o seu tomate pelado numa panela de fundo grosso, a fogo baixo, para ferver. O objetivo é reduzi-lo até a metade do volume, formando um molho um pouco mais concentrado. Essa redução você vai vigiando enquanto faz o resto do prato.
>Quando é pra pouca gente, fazer gnocchi fresco é uma delícia. Cozinhe as suas batatas em água com sal – há quem prefira assá-las, mas eu acho que dá muito mais trabalho. Descasque-as ainda quentes, amasse-as para formar um purê e acrescente sal, pimenta do reino, a noz moscada e a gema de ovo. É um pouco difícil descrever como fica uma massa de gnocchi. O fato é que ela fica seca o suficiente para não grudar na mão. Vá acrescentando farinha e trabalhando a massa um pouco com a mão. Não precisa trabalhar muita coisa, senão o glúten vai endurecer demais o gnocchi. Enrole-o na espessura de uma salsicha, e corte em pedaços de cerca de 3 cm. Use a semolina, ou a farinha mesmo, para cobrir os seus lindos pedacinhos de gnocchi e leve à geladeira por cerca de 15 minutos para descansar. Enquanto isso, coloque uma quantidade generosa de água para ferver com um pouco de sal.
A seguir vem o pesto rosso. Você começa como todo pesto, socando as folhas de manjericão com o alho, acrescentando gradualmente o parmesão, o azeite, o suco de limão e as castanhas, sal e pimenta do reino, até obter uma pasta meio homogênea e deliciosa. Neste caso, como era muito, preferi usar o liquidificador, fica legal também, mas menos rústico, por assim dizer. Quando você menos espera, boom! Acrescente a sua redução de tomates ao pesto e experimente novamente. É bem possível que você tenha que ajustar o sal e pimenta do reino novamente, então não tenha medo.
A água começa a ferver e aí chegou a hora de cozinhar seu gnocchi. Essa é a hora da verdade. Você coloca ele na água e espera uns minutinhos. No começo, todas as bolinhas vão se acomodar no fundo da panela. Daqui a pouco, as bolinhas que vão ficando prontas sobem automaticamente, como se estivessem clamando: socorro, me tire daqui, quero ser comida!
Vá acrescentando a massa ao molho maluco, sirva imediatamente e satisfaça o desejo lascivo das bolinhas flutuantes. Que pode também ser o seu.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Desculpe, mas você esqueceu de botar os ingredientes do pesto rosso (as medidas)…