Encontrar uma maneira de fazer gnocchi incrível tinha sido um desafio para mim durante muito tempo. Até que a resposta me veio como uma profecia:
“Usarás menos farinha se assares as batatas ao invés de cozinhá-las”
E assim foi. Descobri que assim, as batatas acumulam menos água, e fica mais fácil dar o ponto da massa do gnocchi sem ter que usar tanta farinha. Claro que gasta mais gás do fogão… mas nessa hora é matar ou morrer.
200g de farinha de trigo grano duro ou semolina
400g de batatas
2 gemas de ovo
Sal e pimenta do reino
O molho da sua preferência: ao sugo, 4 queijos, ragu e por aí vai
Dá pra 2 pessoas comerem
Não tem mistério, mas ao mesmo tempo dá trabalho pra cacete! Fure as batatas com um garfo, dê um pouquinho de azeite para cada uma, enrole no papel alumínio e asse no forno por algo entre 1 e 3 horas, dependendo do tamanho das suas batatas. Elas devem ficar macias como se você fosse fazer batata ao murro. Descasque-as e amasse com um amassador próprio, para ficarem bem lisinhas.
Escolha uma superfície bem ampla e faça um montinho com as batatas, se possível ainda mornas. Vá acrescentando uma pitada de sal e pimenta do reino, e as 2 gemas de ovo. A farinha talvez você nem use tudo, então vá acrescentando em seguida, com calma. Vá socando e trabalhando essa belezura de massa por uns 10 a 15 minutos, até que ela adquira uma consistência que quando você puxa ela “rasga”, e não se estende tão longamente. Tempo e experiência vão dizer o momento certo de Let It Go (cante junto se quiser).
Agora é enrolar as suas “cobrinhas” mais ou menos da largura do seu dedo indicador e deixe-as descansar na geladeira por uns 10 minutinhos, se possível lacradas com papel filme. Depois é só cortar mais ou menos do tamanho da ponta do seu dedo, mas cuidado pra não cortar o dedo junto – rá!
Ferva água em abundância e coloque esses meninos para nadar. Aí é fácil: quando os meninos subirem para a superfície, significa que estão prontos. Vá retirando um a um carinhosamente com uma escumadeira e levando-os ao molho de sua preferência. Tá pronto o Gnocchi dos sonhos!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Fiz a receita hoje e ficou maravilhosa, realmente assar as batatas deixa o gnochi muito melhor. Obrigada por compartilhar essa receita, pretendo fazer mais vezes e também experimenta fazer com mandioquinha e batata doce!!
=D
Coloque as batatas para assar no microondas. 400 g de batatas deverá assar em mais ou menos 10 m na potencia alta