Hambúrguer do Elvis – e do Jamie Oliver

14 maio, 2009 Carnes, Comida americana, Lanches, Muito fácil Tags:, , , , , , 0 Comentários

hamburguer cheeseburguer

Mais uma receita do Elvis, quer dizer do Jamie Oliver, desta vez das mais básicas. É divertido fazer hambúrguer caseiro, você pode incrementar como quiser: bacon, ovo, picles, cebola, ou até um tom mais tropical, com abacaxi, banana… have it your way!

500g de fraldinha limpa moída
1 cebola roxa bem picada
Azeite de oliva
½ colher de chá de sementes de cominho
1 colher de sopa de sementes de coentro
1 pitada de sal
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída
1 punhado de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa bem cheia de mostarda Dijon
1 ovo caipira
120g de farinha de rosca
1 xícara de óleo de cozinha
Papel manteiga
Pão de hambúrguer
Algumas fatias de queijo à sua escolha (fiz com mussarella mesmo)
Algumas folhas de alface americana
2 tomates maçã (ou tomates normais grandes)
O que você quiser colocar

Rende 6 hambúrgueres

Se você tem um processador, compre a carne, limpe as gorduras, pique em cubos grandes e processe você mesmo. Senão, compre moído – peça ao açogueiro para limpar a peça antes, moer separado e adicionar apenas 30% do peso em gordura.

Frite a cebola no azeite até que ela fique macia, junte-a à carne. Junte também os temperos já socados num pilão, o parmesão, a mostarda, o ovo e metade da farinha de rosca.

Agora é a parte legal: abra uma folha de papel manteiga, jogue um pouco de farinha de rosca, molde os hambúrgueres e vá dispondo-os por cima. Faça os hambúrgueres como quiser: altos, finos, gigantes… você é quem manda. Claro, no final das contas é preciso fechar o hambúrguer entre os pães, então não exagere… muito.

Coloque os hambúrgueres moldados na geladeira por cerca de 1 hora, para que ganhem consistência. A seguir, frite-os no óleo já quente. Eu gosto de, no último minuto, colocar o queijo por cima do hambúrguer e tampar a panela, só até que ele derreta. Depois, toste rapidamente o pão na mesma frigideira, para dar uma consistência mais legal.

Monte o seu hambúrguer, escolha um bom ketchup, mostarda, maionese, molho especial… qualquer coisa… mais algumas batatinhas para completar… e é só morder.

Baseado em receita do site www.jamieoliver.com

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Switch to desktop version