Nas peripécias de Salvador Bahia, depois de uma visita incrível ao Yemanjá, tive que ir no concorrente direto, o Ki Mukeka. Taxistas e locais tinham opiniões controversas, alguns diziam que era mais barato, que era menos famoso e mais gostoso… e outros diziam o contrário. Normal que se tenham opiniões divergentes, principalmente quando os dois lugares são incríveis!
O negócio é que, se no Yemanjá, o famoso é o bobó, pro-lad-di-cá u melór é a mukeka! E eu fui nela, sem erro. Escolhemos o badeja e fomos fundo, com todos os acompanhamentos que se tem direito: o pirão de peixe, o feijão branco, a farofa de dendê e o arrozinho branco que não pode faltar. Claro, incrível, saboroso, completo, caseiro. Vale cada centavo.
Uma das moquecas (sim, uma delas, porque éramos 30 pessoas) resolveram pedir a mukeka avantajada, com camarão, que não era nada mal também:
Alguns menos corajosos, ou mais avexados por conta do dendê, acabaram pedindo peixada. Sim, o dendê é um laxante natural para alguns organismos… felizmente, não o meu.
E pra se esbaldar, uma invencionice que eu até curti, no calor do momento: o parmegianna de camarão. É isso mesmo que você pensou depois que leu. É estranho? É! Mas… é gostoso? É, também!
E para a ala que não tolera frutos do mar nem dendê, os estômagos mais sensíveis, ainda rolou uma tilápia grelhada. Ótima qualidade também, mas claro, se você está no Ki-Mukeka, pra mim é pra comer Mukeka. Mas enfim, eu respeito o gosto de cada um:
O serviço é até um pouco mais acelerado que o ritmo normal baiano, mas não chega a ser rápido. Eu até entendo, porque pra servir uma mesa de 30 não é nada fácil, e pra fazer tudo chegar junto… claro que não rolou. Mas a simpatia desse povo, a tranquilidade e o sorriso são tão contagiantes que depois do jantar rola uma paz interior… digna de ir dormir com o dever cumprido!
Ki-Mukeka
Avenida Octávio Mangabeira, 136 – Salvador BA
(71) 3461-7333
www.kimukeka.com.br
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...