O Maurizio continua o mesmo de sempre. Italianão, simpático, meio debochado, vivido. E ainda com aquela loja popular e em local que todo mundo sabe, na subida da Nossa Senhora do Carmo. Mas tem uma novidade no pedaço: ele é daqueles que escolheu não participar da crise, e pegou um casarão na rua Aimorés, em Lourdes – perto da Igreja Universal da av. Olegário Maciel.
Fui gentilmente convidado a conhecer a nova casa – em 2 andares e tudo mais – e ver o próprio Maurizio preparar massas frescas, ao vivo, a cores e a uma máquina que virou meu sonho de consumo desde então. Você não achou que ele ia ficar abrindo a massa no rolo pra 30 convidados em cima da hora, né?
Bom, vocês sabem como os italianos são. E o Maurizio não é diferente. Na hora em que eu contei pra ele a confusão que teve aqui no blog com as discussões sobre a minha receita do Spaghetti Carbonara, ele quase teve um troço. E olha que a minha versão é igual à dele, sem creme de leite – mais um italiano pra dizer que essa é a original. E ele serviu a dele:
Depois, veio o Fettuccine Paglia e Fieno, com a massa fresca feita debaixo dos nossos olhos. Lindo o negócio de sair em 2 cores, uma é verde por que usa um pouco de creme de espinafre na feitura. Molho ao sugo fresquinho também.
Mas é que massa leve é muito fresca, ou seria o contrário já nem bem sei. Então o Maurizio teve que correr na cozinha e servir mais um pennezinho pra gente, que foi ficando sem educação. E veio ele, chamado ao molho rosé. Acho que nem tinha no cardápio, mas o bom Romano não se negou a improvisar.
Um detalhe é que Maurizio Gallo também vende muitas massas congeladas, especialmente as recheadas, que dá pra você levar pra casa e abrir um vinho junto. Claro que melhor mesmo é ir curtir uma noite agradável na cantina dele, e se possível chame-o para bater um papinho. É uma figura!
Maurizio Gallo
r. dos Aimorés, 2.305 – Lourdes
Belo Horizonte – MG
Tem no Facebook também
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...