Esta receita de merengue é uma variação do Eton Mess que resolvi inventar outro dia. Ah mas essa foi a melhor sobremesa de todos os tempos, pelo menos naquele dia. A refrescância das frutas vermelhas, com o adocicado sedoso do merengue, o crocante surpreendente das amêndoas… gelado na temperatura certa… não tem nem o que escrever aqui.
100g de mirtilos (blueberry)
100g de amoras
100g de morangos bem maduros
100g de framboesas frescas
1 punhado de amêndoas
500ml de creme de leite fresco
250g de suspiros
1 colher sopa de vinagre balsâmico
2 colheres sopa de açúcar refinado
1 colher chá de essência de baunilha
Folhas de hortelã, para decorar
dá pra 8 sobremesarem
A ideia inicial é bem parecida com a do Eton Mess: separe 1/3 de cada uma das frutas, coloque num pilão com o vinagre balsâmico e uma colher de açúcar, e amasse bem, para fazer uma calda espetacular. Reserve.
Pique o resto das frutas em pedaços que caibam na boca. Reserve. Pique os suspiros em pedaços que caibam na boca, mas não use os farelos. Reserve também.
Bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly, adicionando uma colher de açúcar. Há quem coloque algumas raspas de limão ou laranja também, ao final, se for o seu caso. Quando você puder virar a tigela de cabeça pra baixo e o chantilly não cair, é aí que você descobre que bateu até o ponto de chantilly. De preferência, teste o ponto do chantilly virando a tigela na cabeça do seu convidado.
As amêndoas: eu curti fatiá-las em lâminas, e tostar com um pouco de azeite, deixando-as crocantes. Ficam sendo uma surpresa agradável no meio do merengue.
Agora é só misturar delicadamente o chantilly, suspiros, amêndoas e frutas, com cuidado para não desmanchar o chantilly! Sirva onde for servir e regue com a calda que os anjos amassaram para você. Decore com folhas de hortelã bem mimosas. Coma devagar.
É muito importante levar os ingredientes separados e só misturar na hora de servir. O chantilly deve permanecer bem gelado, para não perder a consistência. Já os demais ingredientes, você pode levar já picados, de preferência em vasilhas com tampa. Cuide bem do seu merengue durante a viagem!
Esse merengue foi a sobremesa vencedora de uma edição do Jogo de Panelas, da Ana Maria Braga. Mais um motivo pra você experimentar!
E olha aí mais uma foto:
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Se você quer impressionar na mesa de sobremesas deste final de ano, aposte na famosa Pumpkin Pie. É fácil de fazer e delic...
Brownie ou blondie? Entenda a diferença entre essas duas deliciosidades e aproveite para aprender uma receita com doce de le...
Wow, delícia isso hein! Há quem chame essa sobremesa de parfait (americanos). Eu tenho "parfait" assim como os europeus como uma espécie de sorvete. Mas creio que ambos estejam certos! Abração, bacana teu blog!
Obrigado Diego!Bom saber do Parfait! Agora eu posso contar pros gringos que "funky picture" é essa.abraçoCalebe