É um dos meus pratos preferidos a tal da moqueca. Tanto é que fiz Peixada à Moda de Nova Almeida e escrevi uma deliciosa resenha sobre o Ki-Mukeka, em Salvador. Mas pouco eu havia visto sobre a tal moqueca de banana da terra. Eu estou neste momento há 15 dias sem comer carne, mas você não tem nada com isso. E me lembrei, com algum repúdio, daquela receita da Bela Gil que substituía o peixe por banana da terra. Bom, já que eu estou nessa fase, vamos aceitar, né?
Hoje não é dia de entrar na polêmica se Moqueca e Peixada são pratos baianos ou capixabas porque todo mundo sabe que Moqueca de respeito tem que levar dendê e leite de coco, coisas que os capixabas não fazem, e perdem a oportunidade de melhorar ainda mais a sua gastronomia. Mas tudo bem! Conforme prometido, eu não vou entrar em polêmica.
4 bananas da terra maduras
200ml de leite de coco
100ml de extrato de tomate
50ml de azeite de dendê
2 tomates
2 cebolas
1/2 pimentão vermelho e/ou amarelo, se possível os dois
2 dentes de alho, picadinhos
2 limões
50ml de azeite
2 colheres sopa de coentro picadinho
sal
uma bela pimenta em molho (recomendo pimenta arriba-saia para este prato)
se tiver uma panela de pedra fica maravilhoso
Dá pra 2 comerem
Corte as bananas ao meio no comprimento e depois na largura para que fique em pedaços maleáveis e generosos. Tempere com o suco de limão e o alho e reserve enquanto faz o restante.
Tanto os tomates quanto as cebolas: um deles é picado em cubinhos e outro em rodelas. Doure o tomate e cebola cortados em cubinhos no azeite por uns 5 minutos. Eu gosto de caprichar no sal já daqui, pra dar sabor na base do prato. Acrescente a banana da terra sobre essa mistura, espalhando-a por toda a superfície da panela, formando uma camada. Como se fosse um peixe mesmo, né? Acrescente em seguida o leite de coco, o extrato de tomate, a cebola em rodelas, o pimentão em rodelas e o tomate em rodelas. Tampe sua panela e deixe ferver por 15 minutos. O tempo é pouco, porque você quer a banana macia, mas ainda firme.
Desligue o foco, acrescente o dendê e o coentro por cima de tudo.
Sirva com um belíssimo arroz branco feito na hora.
Levando-se em conta que não é um peixe, é uma receita incrível, super saborosa. A melhor coisa que eu comi nos últimos 15 dias de longe. Se você já acha peixe uma coisa leve, imagine banana: dá vontade de sair voando. Vale cada garfada!
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Fiz hoje, ficou deliciosa!
Todos gostaram!
Obrigada.