É, meus amigos… nem mortadela, nem coxinha. Como diria o colega Antônio Tabet, do Kibe Loco, “a verdade é ácida e o kibe é cru”! Mas vamos fazer deste limão uma limonada, porque goste você do Kibe ou não, ele foi o escolhido de hoje. Não por todos, sequer pela maioria, se você levar em conta que a maioria preferiu não fazer escolha nenhuma. Mas dentre as opções, é o que temos para hoje.
Qualquer semelhança com as eleições de Belo Horizonte não é mera coincidência ;-)
Na verdade, eu gosto muito de kibe, quando ele é bem feitinho. Frito na hora, às vezes até com um recheio cremoso… é sempre o caso de espremer uma quantidade generosa de limão e mandar pra dentro com aquela cervejinha gelada, ou mesmo com o “refrigerante de cola dissolve-tudo” do dia a dia.
Então dê uma olhada nessa listinha que eu montei onde você poderá degustar essa iguaria em Belo Horizonte:
Vamos abrir com a high society arabesque. Você sabe que tem o Empório Vila Árabe espalhado pela cidade inteira, mas eu tou falando é da nave-mãe, que fica ali na r. Pernambuco, no miolinho da Savassi. Um buffet livre que não custa nada barato, mas que entrega o que promete: uma variedade incrível de pratos àrabes… ou nem tanto. Mas o kibe está lá, inclusive o cru.
r. Pernambuco, 781 – Funcionários
Site para saber mais
Escondidinho no Santê, o Samyr preserva uma receita de família de algumas de suas iguarias árabes. Tem kibe pequeno e grande, ambos sempre bem recomendados. Funciona na garagem da casa dele, e dá pra ver o mito cozinhando lá dentro de casa!
Rua Paraisópolis, 802 – Santa Tereza
Facebook para saber mais
No calçadão do Anchieta, já se estabeleceu tradicionalmente a Tenda. E rola de tudo – chopp, pizza, congelados… mas o kibe mesmo é o clássico.
Avenida Francisco Deslandes, 871 – Anchieta
Site para saber mais
Taí outro que entra no mérito dos congelados, dos sanduíches (sim o beirute é uma delícia) mas que tem mais um kibe de respeito pra compor a nossa lista. Naquela badalação da Prudente, uma portinha cheia de delícias pra comer ou só pegar pra devorar em casa.
Av. Prudente de Moraes, 600 – Cidade Jardim
Essa foto do kibe com requeijão é uma indecência. E o kibe também. Pra você que tá do lado de cá da Contorno, essa é a parada mais tradicional dos narizinhos comedores de kibe.
av. do Contorno, 1722 – Floresta
Site para saber mais
Ele já figurou ilustremente na minha lista de melhores feijoadas de sexta, e agora também passa por aqui. Não tem lista que caiba a Xuranha, também popular por lá… mas faça-se justiça que rola um kibinho mara.
r. Matias Cardoso, 345 – Santo Agostinho
Facebook para saber mais
Tá a fim de um mercado-central feeling? Lá tem essa birosca deliciosa, ali pela entrada da r. Curitiba fica mais fácil de chegar. Rola até de compras umas especiarias, se você é daqueles. Ou pelo menos de comer as iguarias da dona Hana.
Mercado Central – av. Augusto de Lima, 744 – Loja 33 – Centro
Facebook para saber mais
Era até pouco a delícia escondida no bairro Caiçara. Agora, resolveu mudar de esconderijo e pulou para o Sion, que no momento em que escrevo ainda está em reforma, mas deve reabrir logo-logo. Tem os tesões máximos, que são coalhada e a carne à moda Niha, mas o kibe é de respeito também e vale nossa menção.
r. Grão Mogol, 918 – Sion
Facebook para saber mais
—
E aí? Aposto que você tem outro kibe que eu não falar pra enfiar aqui na minha lista… então se adianta aí meu bom, coloca sua sugestão aí nos comentários!
Com fotos retiradas dos sites ou páginas de facebook dos estabelecimentos.
Saiba quem foi o campeão do Comida di Buteco 2022! E também o meu petisco favorito!...
Guacamole, como te quiero! Essa é uma receita coringa que vai bem com ABSOLUTAMENTE tudo o que você pode imaginar: do café...
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte, que tem um dos seus derivados como ingrediente, é o pato no tucupi. Aprenda a faz...
Pena que não foi publicado o meu! Chorei…..
CidaSaboresPetiscos
A-mei!
Sugestão: Acrescenta também o kibe do Chico Sá (Baratol) na Av. Francisco Sá, 810 – Prado. O kibe de lá é sensacional!!
Melhor kibe é o do mercado central, o resto é só um bolinho de carne frito.
O melhor quibe de BH está no Empório Abdala, na Feira do Produtores, no bairro Cidade Nova.
Simples, original, excelente…
O melhor kibe que já comi, sem dúvida nenhuma, foi o da rua catumbi(bairro Caiçara) na casa da D.Marlene/Aldo que era servido na sua varanda.
Infelizmente eles não atendem mais e ficamos na busca de encontrar algum que possa substituir.
O melhor de todos ficou de fora da reportagem.È o kibe do Xico Sá(vulgo Baratol).O melhor de BH, e o atendimento é personalizado.Vale a pena conferir.
Não entendo estes experts em quibe. Aonde já se viu quibe sem pimenta síria e hortelã. Todos esses indicados, se não pagaram a matéria, são meros bolinhos de carne, recheados com carne (?), meros mata fome. O pior quibe é da Vila Árabe. Quibe tem que ter pimenta síria, hortelã e, espantem-se, é quase oco, com recheios de pouco cheiro verde, ou 3 a 4 amendoins. A pessoa que faz o melhor quibe do Brasil é uma professora aposentada da PBH, libanesa naturalizada, Nouha Kataoui. Contratem esta pessoa que terão o melhor quibe de BH, quiçá do Brasil.
Oi Ademilton, quando a matéria é paga (o que é bem raro por aqui), eu identifico logo na primeira frase do post. Esta foi totalmente espontânea. Obrigado por participar!
Sr. Ademilton, poderia informar o contato( telefone, email ou endereço ) da Sra. Nouha Kataoui. Meu pai, idoso, adora essas comidinhas feitas com tradição.
Desculpem-me! Fui injusto ao não mencionar o Bar do Marinheiro em Lagoa Santa; seu quibe é maravilhoso e tradicional. Lembro-me, idos anos 70, que nós sargentos da aeronáutica, íamos comer quibe e pedíamos molho de pimenta e limão. A Sra. Matriarca (da maravilhosa família Salomão) se recusava a fornecê-los (indicando um limoeiro atrás do restaurante), pois estaríamos estragando o quibe. Assistia-lhe a razão!
Se vocês comerem o que eu faço. Vão esquecer todos esses…simplimente sensacional quibe da Antônia
Melhor kibe de BH
Kibes Duarte
E o melhor que já comi Também é um kibe caseiro muito Delicioso
Tem que colocar os endereços para não passar batido…
Coisas d’Hana, bom demais é caro demais….
Meus amigos e amigas
Vejam bem temos inumeras.formas.e.variedades de kibes na nossa Bh entao e.somente apreciarmos o que esta sendo oferecido sendo que tudo depende da tradição de cada.familia entao como minha mae libanesa ainda em vida fazia para toda familia para .mim..melhor kibe seria o dela mas como nao posso.mais desfrutar do mesmo me sinto feliz por termos inúmeras opcoes
Abraços a todos
Sempre teremos as diferenças entre um e outro como temos inumeras.opçoes em.bhEntre em tres especialistas
Urologista
Oftomologista
Angelogista meus caros amigos podemos escolher .e assim apreciarmos da melhor.forma
Sendo assim.parabenlizo a todos que dedicam a culinária libanesa
Um abraço a todos e aprecie o valioso sabor oferecido por todos acima relacionados
Abracos